São Paulo - O piloto Lewis Hamilton aparece no topo da lista anual dos atletas globais com maior potencial de marketing feita pela revista inglesa SportsPro, especializada em negócios do esporte. Neymar é o primeiro brasileiro a aparecer no ranking, no 7º lugar. Sua transferência para o Barcelona e a lista sempre atualizada de patrocinadores foram apontados como provas de que o jogador representa grandes oportunidades comerciais. O estudo reúne atletas de todo o mundo em diferentes modalidades, classificados de acordo com seu potencial de atração para as marcas. A equação quase sempre é formada pela promessa de uma carreira brilhante no esporte aliada à uma grande base de fãs. Confira, a seguir, os 30 melhores colocados.
O piloto estreou na McLaren, onde protagonizou uma era de vitórias e prêmios, como o campeonato mundial em 2008. Hoje, como destaque da Mercedes, é um dos atletas com o maior numero de seguidores nas redes sociais.
O atleta certo para o mercado emergente indiano. Captão do time nacional de críquete, liderou a equipe em campeonatos mundiais em 2008. Desde então, só aumentou sua coleção de prêmios e recordes de performance.
Um dos maiores ídolos atuais do futebol americano, Robert é o responsável pelo bom desempenho do time dos Redskins pelo campeonato nacional. Seu talento lhe deu uma lista de patrocinadores respeitáveis, como Adidas, Castrol, Gatorade, Nissan e Subway.
Uma das maiores estrelas do futebol mundial, Cristiano Ronaldo é um ídolo em diferentes países. Mesmo com uma atuação apagada na Copa do Mundo, ele continua à frente de uma grande base de fãs, que atrai patrocinadores como a Nike.
Apesar de “novato”, o búlgaro está entre os 20 melhores do mundo, a bordo de uma carreira que pode decolar ainda mais. Além de namorar a estrela russa Maria Sharapova, recentemente Dimitrov eliminou o atual campeão de Winbledon Andy Murray.
Tão rápido quanto nas pistas, Bolt tornou-se um ídolo mundial, levando atletismo novamente aos holofotes. Prestes a competir nas Olimpíadas de 2016, que provavelmente será a última na qual compete, o velocista jamaicano voltará a ter visibilidade.
Numa safra de jogadores nacionais medianos, Neymar é a estrela nacional que se destaca pelo talento dentro de campo. A Copa do Mundo é prova disso. Assim como sua capacidade de atrair uma lista infinita de patrocinadores.
Apesar da idade reduzida, a nadadora foi a primeira mulher a conquistar seis medalhas de ouro num mesmo Mundial de Natação, em 2013, em Barcelona. Ela é ganhadora do Prêmio Laureus - considerado o Oscar do esporte - como melhor atleta feminina no mesmo ano.
Nova estrela ascendente do basquete americano, defende atualmente o Los Angeles Clippers. É garoto-propaganda de grandes marcas como a Kia Motors, Subway,Vizio, and GameFly.
Ano passado, a tenista surpreendeu ao vencer (e eliminar) a veterana Serena Williams aos 19 anos. A competição foi no Aberto da Austrália e, este ano, a expectativa é que ela repita o desempenho. Hoje, é considerada a 13ª melhor tenista do mundo.
Apesar da atuação apagada na Copa do Mundo de 2014, Lionel Messi é um ídolo inegável. Com a vantagem de ser um jogador de futebol avesso à polêmicas, tem uma longa lista de patrocinadores, com destaque para a Adidas.
Revelação em 2013, a canadense ocupa a 7ª posição do ranking da Associação de Tênis Feminino. Nas quadras, é patrocinada pela Nike, que fornece seus materiais esportivos.
A jogadora de futebol atua como atacante e, atualmente, faz parte da equipe do Portland Thorns. No final de 2012, foi indicada pela Fifa para a final do prêmio Bola de Ouro da FIFA, junto com a brasileira Marta.
Novak Djokovic é um tenista profissional sérvio, e atual número 1 do Ranking da Associação dos Tenistas Profissionais. O posto era antes ocupado pelo espanhol Rafael Nadal. Em junho, venceu a final do campeonato de Wimbledon, contra Roger Federer.
O precoce piloto de é atual campeão mundial de motovelocidade no MotoGP, após nove vitórias em nove etapas. Nas pistas, promove patrocinadores como Red Bull e Repsol.
Trout entrou nos Los Angeles Angels aos 20 anos e destacou-se entre os veteranos, conquistando o prêmio de Novato do Ano da Baseball Writers Association of America em 2012.
A campeão dos pesos galos do UFC é ex-judoca e um dos rostos femininos mais conhecidos do MMA. Sua fama a transformou em integrante do elenco de “Os Mercenários 3″, que estreia em agosto nos cinemas.
Em 2014 tornou-se mundialmente conhecido ao ameaçar o recorde histórico de Tiger Woods de ser o mais jovem vencedor do torneio Masters. Woods conquistou o feito aos 21, e Spieth quase o fez aos 20.
Amputado das duas pernas abaixo do joelho, é especializado em provas de velocidade. Em 2013, durante o Mundial de Atletismo Paraolímpico, Alan conquistou o ouro da prova de 200 metros rasos quebrando o recorde mundial, que era de Oscar Pistorius.
O atual 8º melhor tenista do mundo conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres. Ano passado, fez história ao ser o primeiro britânico a vencer Wimbledon após 77 anos de jejum.
Mais conhecido como "Canelo", já foi campeão unificado na categoria meio-médio do WBC e WBA. Entrou na lista de melhores boxeadores da atualidade da revista The Ring.
Foi medalhista de ouro nas Olimpíadas de Inverno em Sochi na modalidade slalom (descida na qual os esquiadores têm de passar através de uma série de pórticos) com apenas 18 anos.
Ao conquistar o Aberto da Grã Bretanha, se tornou o terceiro jogador a vencer três dos quatro torneios Majors (os Grand Slams do golfe), aos 25 anos em junho deste ano. Seus colegas de recorde são Jack Nicklaus e Tiger Woods.
O piloto é uma das mais jovens estrelas da NASCAR. O carro de Austin Dillon na categoria Sprint Cup ganhou patrocínio das marcas Dow, Bass Pro, Realtree e General Mills.
Atualmente defende a equipe do Golden State Warriors da NBA. Em 2013, o jogador de basquete quebrou o recorde de acertos em arremessos de três pontos em um único ano da NBA, com 272 arremessos convertidos.
Sebastian Vettel é um automobilista alemão e tetracampeão da Fórmula 1. Em 2010, tornou-se o mais jovem campeão da história do esporte, correndo pela escuderia Red Bull.
Depois de ser uma das novatas favoritas das Olimpíadas de Londres, em 2012, a heptatleta é uma das grandes promessas do Jogos do Rio em 2014. De lá para cá, conseguiu um patrocínio da Nike.
Em entrevista à EXAME, Mia Nygren detalha como a plataforma, há dez anos no mercado brasileiro, busca equilibrar preço, experiência do usuário e novas tecnologias para continuar sua expansão
Iniciativa oferece suporte, visibilidade e recompensas para impulsionar a carreira de criadores de conteúdo, reforçando a estratégia no marketing de influência