Marketing

Que zebra? Ituano garante exposição a patrocinadores

Marcas que apoiaram o “azarão” do campeonato conquistam visibilidade em ações durante a final

Time do Ituano no Campeonato Paulista 2014: patrocinadores ganharam janela inesperada com o clube (Divulgação/Puma)

Time do Ituano no Campeonato Paulista 2014: patrocinadores ganharam janela inesperada com o clube (Divulgação/Puma)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2014 às 18h17.

São Paulo - No último domingo, o pequeno time do Ituano, do interior de São Paulo, venceu o Santos e conquistou o título do Campeonato Paulista.

O último Paulistão que havia conquistado foi em 2002, quando os clubes tradicionais sequer participaram do páreo, depois de optar pela competição no torneio Rio-São Paulo.

Com o resultado, as palavras “zebra” e “azarão” voltaram aos ouvidos de quem acompanha futebol. Mas a surpreendente campanha do pequeno clube em 2014 representou também uma guinada em outro campo, o das marcas que fecharam acordos de patrocínio com o time.

“Estamos muito satisfeitos com o sucesso do time no Campeonato Paulista”, comemora Bruno Piccirello, gerente de marketing da Brasil Kirin. A marca de água mineral Schin estampou a camisa do Ituano durante toda a competição, até a final.

A relação da empresa com o clube começou em 2010, tendo como alicerce a cidade de Itu: a fábrica da Schincariol tem o mesmo endereço de origem. O refrigerante Schin também é patrocinador do time desde então. Eles só não imaginavam que a equipe da cidade de 160 mil habitantes pudesse dar tanta visibilidade aos contratos (de valor não divulgado).

Com a presença na final garantida, a empresa decidiu incluir o logotipo de outro produto do portfólio da Brasil Kirin na camisa do clube: o refrigerante Itubaína, “o mais tradicional refrigerante de Itu”, que faz aniversário de 60 anos em 2014.

“Escolhemos Itubaína para decisão do campeonato por ser uma marca extremamente tradicional e que possui uma forte ligação com os consumidores de todo o estado de São Paulo”, afirma Piccirello.

Inicialmente, o contrato da Brasil Kirin com o Ituano está previsto até 2015. A Brasil Kirin não divulgou se haverá renovação, mas, segundo a empresa, os patrocínios esportivos são estratégicos. “O esporte é uma ótima ferramenta para levar prazer e alegria para nossos consumidores”, afirma Piccirello.

O título também rendeu uma janela de exposição para marcas que fecharam contratos de última hora. As empresa de seguros e serviços Gocil fechou um patrocínio pontual para a final.

A Puma, marca alemã de artigos esportivos, firmou um acordo com os atletas, e 10 jogadores da equipe entraram em campo no último domingo calçando chuteiras do modelo evoPower, lançamento da empresa este ano. 

Acompanhe tudo sobre:EsportesFutebolMarcasPatrocínio

Mais de Marketing

Colaborar com ‘influencers’ será crucial para o sucesso das marcas em 2025, diz estudo

Fenômeno João Fonseca: vitória no Australian Open impulsiona carreira e atrai marcas

Publicis Groupe une forças de Leo Burnett e Publicis Worldwide em nova rede criativa

De flores a hipopótamos: o que está por trás do novo posicionamento da Avianca Cargo