Marketing

Problema da água é desafio de empresas

Anunciantes Multinacionais adotam soluções simples, como a captação e uso da água da chuva na limpeza e jardinagem das instalações

Dia Mundial da Água: iniciativa privada se une para ajudar na conscientização (Arjent Ovidiu/Stock.Xchng)

Dia Mundial da Água: iniciativa privada se une para ajudar na conscientização (Arjent Ovidiu/Stock.Xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2011 às 14h45.

São Paulo - Um dos elementos essenciais à vida de todos os seres vivos do planeta Terra, a água sofre com a poluição gerada pelo homem. Para chamar a atenção da humanidade para essa questão, a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu, em 1993, a data de 22 de março como sendo o Dia Mundial da Água.

Mas em um mundo em que 1,1 bilhão de pessoas vivem sem água pura para beber e 3,9 mil crianças morrem diariamente devido a doenças causadas por água imprópria para consumo, não basta apenas estabelecer uma data, e sim, fazer ações concretas.

Por isso, entre domingo (20) e terça-feira (22) está sendo realizado em Cape Town, na África do Sul, o Water World Forum 2011. O evento deste ano tem como tema “Água para cidades: vencendo o desafio urbano”, e vai reunir representantes governamentais, organizações, cidadãos e os membros do Conselho do World Water para discutir soluções urbanísticas para os problemas de abastecimento de água nas cidades.

O evento é organizado pelo World Water Council, um comitê internacional de stakeholders preocupados com a questão da água. A ideia de se montar o conselho começou no CNUMAD (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento), o Rio 92, realizado em 1992, no Rio de Janeiro. E no próximo ano está previsto para ocorrer o 6º Fórum World Water, em Marselha, na França. O evento bianual discutirá “Soluções para Água” a ser aplicada em todo o mundo.

Aqui no Brasil, a AmBev realiza uma mesa-redonda interativa na qual participam especialistas, pesquisadores, representantes do governo e celebridades sobre a água. O encontro será realizado dentro da exposição “Água na Oca”, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Na ocasião também será apresentada uma nova iniciativa do Movimento Cyan, projeto iniciado pela companhia no ano passado.

No último domingo (20), o Planeta Sustentável, em parceria com a revista National Geographic Brasil e o Instituto Trata Brasil e com apoio do Instituto Sangari, realizaram a Caminhada pela Água, no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo. O evento faz parte do movimento mundial “The World Walks for Water”, uma iniciativa da ONG End Water Poverty, que visa reproduzir a distância de 6 km que algumas comunidades têm que fazer em busca de água.


Até o próximo dia 31, é possível ver na estação Sé de Metrô, em São Paulo, a exposição fotográfica “Hydros IV – Cotidiano”, que reúne imagens e informações do livro homônimo idealizado pela Mexichem Brasil e produzido pela Satori Editorial. E entre os dias 4 e 25 de abril, as imagens poderão ser vistas no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.

Iniciativa privada

Apesar desses encontros entre especialistas, as empresas privadas já demonstram uma preocupação maior com essa questão e desenvolvem projetos de reuso de água nos escritórios e unidades fabris.

A Intel, por exemplo, faz reuso de água em suas fábricas, localizadas nos Estados Unidos, Irlanda, Israel e China. Lá, a empresa trata a água antes de utilizá-la no processo, pois é necessário o máximo de pureza para se fabricar um chip. “A água potável que recebemos passa por um processo de purificação dentro da própria Intel e, assim, ela fica 10 mil vezes mais pura que a água potável comum”, explicou Emílio Loures, diretor de assuntos corporativos da Intel Brasil. Após a produção dos chips, essa água ultrapura é usada para a filtragem dos gases e refrigeração.

A BRF Foods também reaproveita a água para a limpeza e na jardinagem das instalações.

A Monsanto também tem um projeto de reutilização de água em Camaçari (BA), que, só no último ano, reaproveitou 53 milhões de litros de água de chuva. A Johnson&Johnson também faz captação da água da chuva, além de tratar a água utilizada antes de descartá-la no meio ambiente.

A Coca-Cola Brasil conseguiu reduzir de 2,54 litros para 1,95 litro de água para cada litro de bebida produzido.

A Heineken afirma que o consumo médio da empresa é de 4,9 litros de água para cada litro de cerveja. A média mundial são 6 litros de água para cada litro de cerveja.


E o Walmart tem descarga a seco nos mictórios de suas lojas e os vasos sanitários têm duplo acionamento, para seis ou três litros, conforme o tipo de dejeto.

Anúncios impactam com previsões

As agências Ogilvy, Z+, DM9DDB, F/Nazca Saatchi&Saatchi, Leo Burnett e NBS criaram um anúncio cada em comemoração ao Dia Mundial da Água.

A Ogilvy destaca no mapa-mundi países com quase nenhuma representatividade na economia e política mundial, como Islândia, Guiana, Suriname, Congo, Gabão, Butão e Papua-Nova Guiné. E em cada um deles há um balão com números. Em cima do mapa está escrito: “Os países mais ricos do mundo”.

Embaixo do mapa, vem a explicação para tal afirmação um tanto quanto absurda: esses são os países com mais recursos de água potável em metros cúbicos per capita.

A Z+ fez um anúncio que destaca apenas o endereço para o site: ano2025, com previsões para a água.

Com humor, o anúncio criado pela F/Nazca brinca com um dos seus principais clientes: a Skol. Na peça, o texto sugere escovar os dentes com Skol para economizar água. “Como a gente não tinha pretensão de salvar a água do mundo com esse anúncio, resolvemos ajudar um cliente nosso muito querido: a Skol”, explica Eduardo Lima, diretor de criação da F/Nazca.

Já a NBS consegue impactar o leitor com imagens explicativas de como usar um aparelho que transforma a urina em água. Na assinatura, a peça alerta que em 2025, 5,5 bilhões de pessoas não terão água potável para beber.

“Desenvolvemos algumas linhas com diferentes abordagens. Fizemos alguns anúncios com tom de denúncia, outros usando imagens impactantes. No final, ficamos com essa peça que tem uma pegada mais irreverente, mas sem perder de vista a gravidade do tema”, explica Cassio Franco, diretor de criação da NBS.

A DM9DDB criou uma música em homenagem ao rio Tietê, o principal do Estado de São Paulo, cuja letra está impressa no anúncio. Para escutá-la, basta acessar o brand channel da agência no YouTube ou telefonar para a DM9DDB.


Por fim, a Leo Burnett mostra em seu anúncio um salva-vidas no meio da Avenida Paulista e explica o motivo: se não respeitarmos a água, ela não nos respeitará e haverá alagamentos. Nesta terça-feira (22), a Leo Burnett realiza uma ação nas ruas de São Paulo. Dois salva-vidas estarão em pontos estratégicos da cidade, sentados em cadeiras próprias da profissão. Nelas, haverá banners explicativos sobre o Dia Mundial da Água e alertas a respeito de não jogar lixo nos rios.

Economia

O Canal Kids, site infanto-juvenil de informação e entretenimento, lançou o portal Banco da Água, criado para comemorar o Dia Mundial da Água. O objetivo do site é ensinar as crianças a valorizar o conhecimento e a promover a conscientização, proteção, preservação e recuperação da água no planeta.

No site há seis vídeos de animação que explicam para os pequenos como vazamentos e outras atitudes do dia-a-dia desperdiçam água. Quem acessar e se cadastrar no Banco da Água participa, nesta terça-feira (22), da Gincana Planeta Água na qual, além de aprender, a cada resposta correta a criança ganha “Pataguas” – uma espécie de moeda do portal – e concorre a brindes, como iPads. Quem já é cadastrado no Canal Kids está automaticamente inscrito para a gincana e ainda com um bônus de 20 Pataguas.

Acompanhe tudo sobre:Águaestrategias-de-marketingMarcasMeio ambiente

Mais de Marketing

O som do desejo: como a música nas lojas de luxo influencia o comportamento do consumidor

Brics 2025: identidade visual destaca Samaúma como símbolo de cooperação global

'Bruninho esteve aqui': bar em Belo Horizonte ganha fama após visita de Bruno Mars

Fernanda Torres e Montenegro respondem à IA em campanha de Natal do Itaú