Marketing

Nestlé usa Roberto Carlos e realidade aumentada em campanha

Internautas podem segurar o calhambeque do cantor nas próprias mãos

Para André Frota, da Future Group, o uso de realidade aumentada na campanha da Nestlé aproxima o internauta do prêmio

Para André Frota, da Future Group, o uso de realidade aumentada na campanha da Nestlé aproxima o internauta do prêmio

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2011 às 18h38.

Depois de inovar criando um SAC por SMS, a Nestlé utiliza novamente a interatividade como forma de promover a marca e seus produtos. A campanha "Em ritmo de prêmios", que começou em janeiro e sorteia 50 calhambeques assinados por Emerson Fittipaldi, passa a ter agora um recurso que permite que aos usuários do site segurar o calhambeque de Roberto Carlos nas próprias mãos.

Pelo site da campanha, pode-se fazer uma viagem guiada por mouse pela estrada de Santos, como na música do cantor. Em seguida, é possível estacionar o calhambeque em uma garagem e explorar todas as partes do carro. O veículo é totalmente desmontado na tela e o internauta pode conhecer cada uma de suas partes, sob o ângulo e o tamanho que desejar.

A terceira possibilidade é a que traz o recurso da realidade aumentada para intensificar a experiência interativa do usuário. Pode-se segurar o calhambeque nas próprias mãos. Basta imprimir o marcador disponibilizado no site e ter à disposição uma webcam ligada ao computador. O usuário verá a sua própria mão na tela, o marcador e a imagem do calhambeque sobreposta ao papel. A campanha, criada pela Future Group, faz parte de uma estratégia voltada para a mobilidade e interatividade.

De acordo com André Frota, sócio da agência, a web e os canais digitais vêm sendo trabalhados há 3 anos para campanhas da Nestlé. Para ele, a realidade aumentada "é um recurso bastante lúdico" que, no caso dessa campanha, serve para tangibilizar a premiação para o consumidor: "ele consegue brincar com o calhambeque no computador, ver o prêmio simulado e em tamanho reduzido e interagir com ele".

A aplicação da realidade aumentada na publicidade pode acontecer, segundo André, com dois enfoques: informação e diversão. No caso de campanhas voltadas para informação, geralmente a tecnologia é atrelada a dispositivos móveis e recursos como geolocalização. Na campanha da Nestlé, "o objetivo é divertir o internauta e incentivá-lo a participar da promoção dando a ele a experiência de segurar o prêmio nas mãos".

Leia mais notícias sobre tecnologia

Acompanhe tudo sobre:AlimentosEmpresasEmpresas suíçasInovaçãoNestléPromoçõesRoberto CarlosTrigo

Mais de Marketing

Burger King e Mari Maria lançam glosses com aromas inspirados em itens do cardápio

Casa da Asics em São Paulo já realizou mais de 20 mil encontros com corredores

Caravana de Natal da Coca-Cola Femsa Brasil percorre 85 cidades e tem até IA; veja locais

Spaten: como uma marca de 600 anos continua de pé e 'lutando' pelo consumidor?