Marketing

Nestlé usa Roberto Carlos e realidade aumentada em campanha

Internautas podem segurar o calhambeque do cantor nas próprias mãos

Para André Frota, da Future Group, o uso de realidade aumentada na campanha da Nestlé aproxima o internauta do prêmio

Para André Frota, da Future Group, o uso de realidade aumentada na campanha da Nestlé aproxima o internauta do prêmio

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2011 às 18h38.

Depois de inovar criando um SAC por SMS, a Nestlé utiliza novamente a interatividade como forma de promover a marca e seus produtos. A campanha "Em ritmo de prêmios", que começou em janeiro e sorteia 50 calhambeques assinados por Emerson Fittipaldi, passa a ter agora um recurso que permite que aos usuários do site segurar o calhambeque de Roberto Carlos nas próprias mãos.

Pelo site da campanha, pode-se fazer uma viagem guiada por mouse pela estrada de Santos, como na música do cantor. Em seguida, é possível estacionar o calhambeque em uma garagem e explorar todas as partes do carro. O veículo é totalmente desmontado na tela e o internauta pode conhecer cada uma de suas partes, sob o ângulo e o tamanho que desejar.

A terceira possibilidade é a que traz o recurso da realidade aumentada para intensificar a experiência interativa do usuário. Pode-se segurar o calhambeque nas próprias mãos. Basta imprimir o marcador disponibilizado no site e ter à disposição uma webcam ligada ao computador. O usuário verá a sua própria mão na tela, o marcador e a imagem do calhambeque sobreposta ao papel. A campanha, criada pela Future Group, faz parte de uma estratégia voltada para a mobilidade e interatividade.

De acordo com André Frota, sócio da agência, a web e os canais digitais vêm sendo trabalhados há 3 anos para campanhas da Nestlé. Para ele, a realidade aumentada "é um recurso bastante lúdico" que, no caso dessa campanha, serve para tangibilizar a premiação para o consumidor: "ele consegue brincar com o calhambeque no computador, ver o prêmio simulado e em tamanho reduzido e interagir com ele".

A aplicação da realidade aumentada na publicidade pode acontecer, segundo André, com dois enfoques: informação e diversão. No caso de campanhas voltadas para informação, geralmente a tecnologia é atrelada a dispositivos móveis e recursos como geolocalização. Na campanha da Nestlé, "o objetivo é divertir o internauta e incentivá-lo a participar da promoção dando a ele a experiência de segurar o prêmio nas mãos".

Leia mais notícias sobre tecnologia

Acompanhe tudo sobre:AlimentosEmpresasEmpresas suíçasInovaçãoNestléPromoçõesRoberto CarlosTrigo

Mais de Marketing

Na mira dos anunciantes, Neooh prevê alta de 50%, alcançando R$ 320 milhões em 2024

Agência Bistrô lança guia para campanhas inclusivas e propõe mudanças no mercado

NBA e WSL reaproveitam redes descartadas de pesca em quadras de basquete em São Paulo

Omnicom e Interpublic criam maior holding de publicidade global