Marketing

Imagem do Brasil se fortalece em Cannes com recorde de 68 Leões

Festival é marcado por predomínio da tecnologia sobre as ideias e ascensão de mercados de pouca tradição em marketing

Brasil em Cannes Lions:  país bateu novo recorde com a conquista de 68 Leões, incluindo o de Agência do Ano (Divulgação)

Brasil em Cannes Lions: país bateu novo recorde com a conquista de 68 Leões, incluindo o de Agência do Ano (Divulgação)

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Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2012 às 14h49.

Cannes - Terminou, no último sábado (25), a 58ª edição do Cannes Lions, festival internacional de criatividade. Ele foi marcado por um explícito predomínio da tecnologia sobre as ideias e pela ascensão de mercados com pouca ou nenhuma fama no mapa do marketing mundial.

Por outro lado, a imagem do Brasil se fortaleceu. O país bateu novo recorde com a conquista de 68 Leões, incluindo o de Agência do Ano, obtido pela segunda vez consecutiva pela AlmapBBDO. Além do ano passado, ela também foi Agência do Ano em Cannes em 2000. Neste ano, ela recebeu três Leões na competição de filmes, sete em Press, três em Outdoor e um em Design.

A BBDO venceu o prêmio de Network do Ano e a WPP, o de Holding do Ano. O Grand Prix de Filme é da Wieden + Kennedy Amsterdã com o comercial “Write the future”, criado para a Nike. A Smuggler de Nova York ganhou a Palme D’Or de melhor produtora de comerciais do ano.

Em Film Lions, o Brasil obteve o melhor resultado dos últimos cinco anos, com a conquista de cinco Leões, dois de prata e três de bronze. No ano passado, foi apenas um. O Brasil recebeu dois Leões de ouro neste ano, um da competição Film Craft, com o comercial “Balões”, da Loducca para a MTV, e outro em Direct com o case “Volta do Ferrorama”, da DM9DDB para a Estrela.

Mas o maior destaque do Brasil em Cannes ficou na área de mídia impressa. É o país mais premiado do festival, com um total de 20 Leões. Também foi significativo o número de 17 Leões em Outdoor. Em Cyber, área na qual o Brasil já foi dono de Grands Prix em 2000 e 2005, houve decepção mais uma vez, com apenas um troféu, como no ano passado.

O Brasil não conquistou prêmio de Titanium & Integrated Lions nem da estreante Creative Effectiveness. Nas outras áreas, o resultado refletiu as expectativas do mercado com a conquista de seis Leões em Direct, cinco em Design, quatro em Media, três em Radio, dois em Promo&Activation, dois em Film Craft e dois em PR.

O Brasil enviou a Cannes um total de 2.647 inscrições. O festival avaliou 28.828 trabalhos de 90 países inscritos em 13 competições. Houve a participação de cerca de 9 mil profissionais do mercado. Em 2010, incluindo o Leão de Agência do Ano da AlmapBBDO, o Brasil conquistou 58 Leões, sendo 21 de Outdoor, dez de Press, seis de Direct, quatro de Media, três de Promo, três de PR, três de Radio, três de Design, um de Cyber, um de Film, um de Titanium e um de Film Craft.

Além de reforçar a imagem do Brasil, o Cannes Lions 2011 consolidou a hegemonia norte-americana nas áreas de filme e de mídia digital. O festival também registrou a superioridade da Alemanha em design e da África do Sul no meio rádio.

Houve, como sempre, a presença de muitas peças “fantasmas”, aquelas criadas com claro objetivo de disputar prêmios, principalmente nas competições de Press e Outdoor. De novidade, Cannes premiou mercados até então desconhecidos na sua cada vez mais multidisciplinar selva de Leões.

A Romênia, por exemplo, ganhou os Grands Prix de Promo e de Direct e o Vietnã conquistou um Leão de bronze em Outdoor. China e Coreia do Sul também causaram surpresa no festival com os GPs de Press e de Media.

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