Marketing

Google casa pessoas do mesmo sexo com Hangout

Ferramenta foi usada para casar pessoas do mesmo sexo na França, antes da aprovação da lei da união igualitária

Trecho do vídeo do Google que mostra o casamento de pessoas do mesmo sexo através do Hangout, na França (Reprodução)

Trecho do vídeo do Google que mostra o casamento de pessoas do mesmo sexo através do Hangout, na França (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2013 às 12h30.

São Paulo - Há pouco menos de duas semanas, a França aprovou o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo – fato que ainda tem gerado muita confusão e manifestações por lá. Pouco tempo antes da decisão ser anunciada, a Ogilvy Paris lançou um filme tocante criado para a organização Tous Unis Pour l’Egalité (Todos Unidos pela Igualdade), que defende a igualdade no casamento civil. Mas bem que podia ser mais um daqueles comerciais do Google+Hangout, já que é a rede social que possibilita toda a ação da história.

O filme começa apresentando o casal Jacques e Pierre, juntos há quase 40 anos. Em quatro décadas, eles viram o mundo mudar, com grandes avanços na ciência e tecnologia. Até então, só não conseguiram ver avanços na luta pelo direito de ter sua união reconhecida pelas autoridades. Na vizinha Bélgica, entretanto, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo é reconhecido desde 2003 e as autoridades de lá podem casar pessoas de qualquer lugar. Foi assim que a Tous Unis Pour l’Egalité começou a usar o Google+Hangout para concretizar essas uniões.

E são várias, mostradas aqui, com direito a comentários dos casais, que lembram que é mais importante apreciar as pessoas por quem elas são, não por sua orientação sexual. Minha favorita, entretanto, vem de Jacques e Pierre:

FELICIDADE É A ÚNICA COISA QUE CRESCE QUANDO NÓS A DIVIDIMOS.

Mesmo não sendo uma campanha do Google+Hangout, está à altura das campanhas bacanas que o próprio Google tem feito para mostrar como a tecnologia pode fazer a diferença na vida das pessoas. Com a diferença de que, enquanto o Google aposta na relação entre pais e filhos, a Tous Unis Pour l’Egalité mostra que há outros tipos de família por aí. De qualquer maneira, é a tecnologia sendo bem empregada.

Seria interessante ver mais desta ferramenta sendo usada para casamentos e outras datas importantes em que a distância geográfica (ou a grana curta) é um obstáculo. Alguém aí já tentou?

https://youtube.com/watch?v=wW5YPx0lvHc%3Ffeature%3Dplayer_embedded

Acompanhe tudo sobre:CasamentoEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaestrategias-de-marketingGoogleTecnologia da informaçãoVídeos de marketing

Mais de Marketing

Uniformes, mascote, cama 'antisexo': o que as redes sociais dizem sobre as Olimpíadas

Campanhas de marcas de moda propõem novos olhares sobre a paternidade

Palco gigante, óculos da Chilli Beans e R$ 2,5 milhões: os planos da Gerdau no Rock in Rio

NBA fecha acordo com Disney, NBC e Amazon – e TNT deixa de transmitir jogos

Mais na Exame