Marketing

Foto icônica de Gabriel Medina nas Olimpíadas vira painel gigante no Brasil; veja

Ação com imagem do surfista que viralizou mundialmente foi criada pela Corona Cero, primeira cerveja sem álcool a patrocinar os Jogos Olímpicos

Foto de Gabriel Medina após pegar uma grande onda na 5ª bateria da 3ª rodada do surf masculino, durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024 (Jerome BROUILLET/AFP)

Foto de Gabriel Medina após pegar uma grande onda na 5ª bateria da 3ª rodada do surf masculino, durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024 (Jerome BROUILLET/AFP)

Juliana Pio
Juliana Pio

Editora-assistente de Marketing e Projetos Especiais

Publicado em 31 de julho de 2024 às 21h19.

Última atualização em 31 de julho de 2024 às 21h28.

Tudo sobreestrategias-de-marketing
Saiba mais

A Corona segue firme em seu plano de fortalecer o posicionamento da marca no disputado mercado de cervejas premium, inclusive, com a versão zero álcool. Cerveja oficial global dos Jogos Olímpicos de 2024, a Corona Cero surfa na onda do maior evento esportivo do mundo para lançar uma nova ação de marketing com a icônica foto de Gabriel Medina.

Nesta quarta-feira, 31, o Rio de Janeiro foi palco de duas homenagens ao surfista brasileiro, que obteve a maior nota da história nas Olimpíadas durante as oitavas de final em Teahupo’o, na Polinésia Francesa, no dia 30. A imagem, capturada pelo fotógrafo francês Jerome Brouillet e que viralizou globalmente, foi transformada pela Corona Cero em murais digitais localizados na Avenida Visconde de Albuquerque, no Leblon, e na Avenida do Pepê, na Barra da Tijuca.

"Nós temos uma relação histórica de parceria com o surf e os atletas, principalmente com o Gabriel Medina. Além da homenagem ao atleta e do reconhecimento ao registro icônico feito pelo fotógrafo Jerome Brouillet, Corona Cero convida a torcida brasileira a mandar as melhores energias para Medina na busca por um novo momento de ouro", comenta Gabriela Gallo, diretora de marketing de Corona no Brasil.

A ação foi executada pela agência de marketing Grey. "Medina teve um momento de ouro antes mesmo de uma medalha. Em tempo recorde e em parceria com os clientes, conseguimos criar, aprovar e viabilizar uma peça icônica. A velocidade é fundamental para fazer parte da cultura", comenta Manir Fadel, CEO e CCO da Grey Brasil.

Essa a primeira vez que uma cerveja sem álcool patrocina as Olimpíadas, o que mostra o crescimento das bebidas sem álcool no mercado e dos investimentos da Ambev, dona da Corona. O patrocínio global ao Comitê Olímpico Internacional (COI) vai até 2028. A empresa, contudo, não informa cifras. Mas, Gabriela Gallo, diretora de marketing da Corona no Brasil, destaca que a estratégia representa um marco na história da cervejaria mexicana.

"A Corona está no mercado há muito tempo, faz parte do segmento super premium e tem crescido bastante no Brasil. Mas com esse patrocínio colocamos uma risca no chão do que vem pela frente. Um novo momento de visibilidade de conhecimento e associação de marca", diz a executiva.

Em 2024, a cerveja mexicana (incluindo as linhas com e sem álcool) é o rótulo de maior crescimento da Ambev. Apenas no primeiro trimestre o salto foi de 70% em comparação com o mesmo período do ano passado. Agora, o Brasil se tornou o maior mercado da Corona fora do México, seu país de origem. Há três anos, era apenas o quinto. A cerveja sem álcool da marca foi lançada no Brasil em novembro de 2022.

Ações de marketing

Como desdobramento do patrocínio, a Corona Cero lançou no início do mês uma campanha homenageando lendas do esporte nacional que nunca ganharam uma medalha de ouro nas Olimpíadas. Idealizada pela agência Soko, a ação é estrelada por Daiane dos Santos (ginástica), Hortência (basquete), Gustavo Borges (natação), Oscar Schmidt (basquete), Virna Dias (vôlei) e Vanderlei Cordeiro (maratona).

“O filme mostra que o ápice olímpico vai muito além da medalha. São as superações, os momentos inesquecíveis de celebração, os brindes e as comemorações em todas as conquistas que marcaram a trajetória. Trouxemos isso à tona para materializar um conceito que às vezes parece abstrato, mas cujas histórias o tornam tangível para o público”, explica Gallo.

Além do filme, a campanha, intitulada "Para Todos os Momentos de Ouro", recentemente levou os mesmos assentos dos locais dos Jogos Olímpicos para destinos icônicos de pôr do sol em nove países. A ação convida os fãs a celebrar os momentos de ouro da vida e a natureza.

No Brasil, o local escolhido foi a praia do Arpoador, no Rio de Janeiro, onde a marca também realiza o Corona Olympic Sunsets. O evento, que ocorre no Parque das Figueiras, na Lagoa Rodrigo de Freitas, até o 11 de agosto, reúne uma série de atrações, como telão com transmissão dos jogos, arena de shows, aula de yoga e debates esportivos.

Já em São Paulo, de olho em quem trabalha na região da Avenida Faria Lima, a Corona Cero montou um espaço personalizado da marca com cadeiras de praia ao ar livre e um supertelão de 4 metros para a transmissão de alguns jogos. O espaço foi montado no vão do Edifício Pátio Victor Malzoni.

Com entrada gratuita, vai funcionar até 2 de agosto, das 9h às 19h. Além das transmissões, o espaço vai oferecer para todo mundo, gratuitamente, duas Corona Cero e uma Corona Extra, e disponibilizar um cupom do aplicativo de bebidas Zé Delivery com 15% de desconto na aquisição do produto.

Jogos Olímpicos de Paris 2024: veja imagens da Vila Olímpica

Acompanhe tudo sobre:Olimpíadas 2024estrategias-de-marketingCoronaCervejasAmbev

Mais de Marketing

WPP e Nvidia se unem para criar anúncios 3D com IA generativa; vídeo mostra exemplos

Visa patrocina primeira partida da história da NFL no Brasil; saiba como assistir

NBC bate recorde e alcança R$ 7 bilhões em renda publicitária em Paris 2024

Brasil supera Olimpíadas de Tóquio com recorde de patrocinadores em Paris

Mais na Exame