Exame Logo

Fail de pizzaria mostra a importância do contexto nas redes

Na pressa de participar do buzz, marca DiGiorno Pizza não percebeu que a hashtag marcava uma conversa dos internautas sobre violência doméstica

Fail da pizzaria DiGiorno: mensagem foi excluída e marca se desculpou (Reprodução/Twitter)
DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2015 às 15h12.

São Paulo - A marca DiGiorno Pizza fez o que muitas outras empresas andam fazendo nas mídias sociais: utilizou uma hashtag que estava bombando para tentar entrar na conversa.

O problema foi o seguinte: na pressa de participar do buzz, eles não perceberam que a hashtag marcava uma conversa dos internautas sobre violência doméstica.

Veja também

A hashtag em questão #WhyIStayed (algo como #PorqueEuPermaneci). Os tweets com esta frase relatavam histórias de mulheres que sofreram violência doméstica e, infelizmente, tiveram de permanecer ao lado do agressor.

O objetivo é conscientizar as pessoas que estão culpando (!) Janay Palmer, esposa do jogador de futebol americano Ray Rice, por ter levado um soco do sujeito numa gravação divulgada pelo TMZ ( veja aqui ).

Ao que parece, a DiGiorno olhou nos Trending Topics, viu a hashtag e pensou que fosse mais uma dessas modinhas do Twitter .

"#PorqueEuPermaneci Você tinha pizza", tuitou a empresa, o que dava a entender que as mulheres poderiam permanecer ao lado do agressor por algum motivo banal.

A mensagem foi excluída e marca se desculpou. O caso faz uma frase de Ian Black, sócio diretor da New Vegas, fazer mais sentido ainda: "o conteúdo é rei, mas o contexto é Deus".

Veja o pedido de desculpas:

Acompanhe tudo sobre:AdnewsEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetInternetMarcasPizzariasRedes sociaisTwitter

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Marketing

Mais na Exame