Marketing

Dia da Mortadela: pesquisa da Kantar indica Perdigão como marca preferida dos brasileiros

Levantamento realizado entre janeiro e junho de 2023 ainda destaca Sadia, Aurora e Seara; veja curiosidades sobre o embutido

Sanduiche de mortadela: uma das principais atrações do Mercado Municipal de São Paulo (Divulgação/Perdigão)

Sanduiche de mortadela: uma das principais atrações do Mercado Municipal de São Paulo (Divulgação/Perdigão)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 24 de outubro de 2023 às 20h43.

O Dia da Mortadela é celebrado nacionalmente em 24 de outubro. De origem italiana, o embutido feito com carne suína, bovina e cubos de gordura surgiu há mais de dois mil anos, no Império Romano. Hoje, está presente na mesa de muitos brasileiros e enraizado na cultura gastronômica do país, especialmente em São Paulo, onde o famoso sanduíche de mortadela é uma das principais atrações do Mercado Municipal.

Em um mercado recheado de opções, a exemplo de Ceratti, Sadia, Seara, Pif Paf, Frimesa e Rezende, pesquisas indicam as marcas preferidas dos consumidores. Segundo novo levantamento da Kantar, realizado entre janeiro e junho deste ano, o protagonismo da categoria ficou com a Perdigão. O tipo Ouro da marca ainda conta com market share de 18%, de acordo com dados Nielsen, de 2023.

De abrangência nacional, o estudo da Kantar contou com 600 entrevistados, entre homens e mulheres, de 18 a 65 anos, das classes ABC, e consumidores de mortadela nos últimos três meses. No top 5 da pesquisa, a Sadia ocupa o segundo lugar, seguida de Aurora e Seara.

De acordo com Rafael Gonzalez, gerente executivo de marcas para Perdigão, a estratégia da marca tem como base a aproximação com o consumidor por meio de ações específicas e experiências imersivas. "As datas comemorativas ocupam papel de destaque e são consideradas o cenário ideal para sensibilizar o público", complementa.

Curiosidades sobre a mortadela

Para celebrar a conquista e o Dia da Mortadela, a Perdigão compartilhou uma análise que mostra as ocasiões de consumo e curiosidades relacionadas ao produto.

A amostra foi elaborada por meio do cruzamento de dados de diversas fontes de pesquisa: Radar Stilingue, Google Trends, Twitter, Answer The Public e a coleta de imagens do Unsplash. As menções são referentes ao período de janeiro do ano passado a setembro de 2023. Veja abaixo:

. Melhor amigo de qualquer pão: A maioria das receitas considera o uso de pães não doces como, por exemplo: pão francês, baguete, pão de forma, pão de banha, croissant etc. Entre todas estas opções, as mais frequentes nos vídeos do Youtube e TikTok foram pão francês e baguete.

. É para toda hora! A combinação de pão com mortadela está presente em todas as refeições, desde o café da manhã, almoço, lanche da tarde até jantar;

. Paixão nacional: As pesquisas por “sanduíche de mortadela” apresentam popularidade nacional, com algumas regiões em maior destaque como Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro;

. Sempre bem acompanhado: Em relação às bebidas como acompanhamento, o destaque ficou com cerveja, Coca-Cola e Guaraná;

. Uma receita para cada um: itens como manteiga, maionese, queijo ou ovo foram mencionados no momento de preparo.

Acompanhe tudo sobre:branded marketingcomida-e-bebidaPesquisas de mercado

Mais de Marketing

Cannes: CTO da OpenAI fala sobre desafios e oportunidades da IA na criatividade humana

A nova (e inusitada) estratégia da Ipiranga no mundo da moda que vai até Paris Fashion Week

Omo faz parceria com Vini Jr. e adota novo slogan após 20 anos; entenda a estratégia

Cristiano Ronaldo 'empreendedor' cria joint venture com empresa portuguesa de porcelana

Mais na Exame