Casual

Alex Mesquita é o melhor bartender do Brasil | Ranking 100 Melhores Bares EXAME Casual 2023

O bar que Mesquita comanda está na lista dos 100 Melhores Bares do Brasil, segundo ranking EXAME Casual 2023

Alex Mesquita: inspiração para a profissão veio do longa Cocktail. (Leandro Fonseca/Exame)

Alex Mesquita: inspiração para a profissão veio do longa Cocktail. (Leandro Fonseca/Exame)

Ivan Padilla
Ivan Padilla

Editor de Casual e Especiais

Publicado em 26 de outubro de 2023 às 05h33.

Alex Mesquita foi criado dentro de um bar. Literalmente. Seu pai era funcionário do lendário Hotel Glória, no Rio de Janeiro, e durante anos a família morou lá. “Quando era criança eu ia para o bar e ficava vendo aquele movimento, as pes­soas do outro lado do balcão, fazendo aqueles drinques coloridos”, conta. Mesquita cresceu e o destino o levou para os campos de futebol. Ele chegou a jogar nas categorias de base do América e do Fluminense, até sofrer um acidente de carro e ficar um ano sem poder andar. Em uma tarde qualquer, Mesquita estava deitado na cama quando viu uma reprise do filme Cocktail, com Tom Cruise.

“Foi um estalo. Nunca tinha pegado uma coqueteleira, mas decidi que faria aquilo da vida”, disse Mesquita. Assim que melhorou ele se mudou para Buenos Aires e se matriculou na Universidade do Coquetel. Ficou cinco anos por lá, até voltar para o Rio, em 2013, e começar a fazer currículo. Foi mixologista do Paris Bar por três anos, depois embaixador da Cachaça Leblon, do grupo Bacardi, entre 2016 e 2019.

O reconhecimento não demorou. Ele participou do júri do World 50 Best Bars e do júri latino-americano do Tales of the Cocktail Foundation, em Nova Orleans. Também foi juiz da final de O Bar Aberto, o primeiro reality show de coquetelaria da televisão brasileira, na Band. E levou o Tan Tan, em São Paulo, a figurar duas vezes entre os 100 melhores bares do mundo pelo 50 Best Bars, em 2021 e 2022. Atualmente é diretor criativo de coquetéis do Elena Horto, no Rio. Sua marca dentro do segmento é a busca pelo equilíbrio entre os sabores. E qual é o seu drinque preferido? “Manhattan, sem dúvida. Foi um drinque divisor de águas e com um balanço perfeito entre uísque, vermute e angostura”, diz o melhor bartender do Brasil.

Elena entre os 100 melhores do Brasil

O bar que Mesquita comanda está na lista dos 100 Melhores Bares do Brasil, segundo ranking EXAME Casual 2023. Dentro do restaurante Elena está o Gogo Bar, com vista para o Cristo Redentor e a Mata Atlântica. O estabelecimento, focado em uma culinária asiática despojada, tem assinatura do chef Itamar Araújo, com experiência acumulada durante anos no Mee. Já a seção de coquetéis é assinada por Alex Mesquita. Entre as criações estão os drinques Machu Pisco, com pisco, vermute dry, leor de Amaretto, abacaxi e mel, Rubas cocktail, com Rum 3 anos, Aperol, xarope framboesa, limão tahiti e espumante, Berry Fizz, feito com gim importado, xarope de cranberry, cardamomo, limão siciliano, capim limão, Água com gás.

Serviço: Rua Pacheco Leão, 758 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro. De terça a quinta, das 19h às 01h. Sexta e sábado, das 19h às 02h.

Acompanhe tudo sobre:Barescomida-e-bebida

Mais de Casual

Ícone atemporal, Melissa desembarca em Paris com experiência sensorial

Os 16 melhores vinhos brasileiros avaliados em concurso internacional

Com patrocínio da LVMH, a Olimpíada de Paris vira vitrine para o grupo

Próximo ao prédio mais alto de SP, restaurante com menu do Oriente Médio tem alma da boa comida

Mais na Exame