Exame Logo

Designer redesenha logotipos tornando-os mais ecológicos

Novos logotipos usam até 40% menos tinta em cada símbolo, caixa e anúncio

Redução do número de cores tornou o logo não só mais econômico, mas também mais ecológico (Foto/Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2017 às 14h09.

Todo iPhone produzido recebe uma caixa embala-lo. Se 100 mil devices são vendidos, outras 100 mil caixas também ganham a impressão da logo da Apple.

Imaginou o quanto de tinta é gasto nesse processo? O designer francês Sylvain Boyer sim e foi além re-criando marcas de algumas das maiores empresas do mundo através de uma lente que ele chama de "ecobranding".

Veja também

Em suma, ele redesenhou seus logotipos para que usem até 40% menos tinta em cada símbolo, caixa e anúncio.

Afinal, visibilidade é extremamente importante para as marcas, mas há um preço a pagar por tamanha exposição e não estamos falando apenas do financeiro, mas também ecologicamente.

-(Foto/Divulgação)

O profissional decidiu apenas reduzir o número de cores, o “que imediatamente se tornou não só mais econômico, mas também mais ecológico".

O símbolo da Nike que foi esvaziado. Na versão de Sylvian ele usa 24% menos tinta, e não há perigo de alguém não conseguir reconhecê-lo. Muito parecido com os arcos do McDonald's, facilmente reconhecíveis mesmo com um terço de tinta removida.

Logotipos que utilizam menos tinta (Foto/Divulgação)

Sobre o processo de criação, o artista relata: "Para transformar um logotipo em um logotipo ecológico, começamos a partir do formato inicial do logotipo sem deformá-lo, mas “cavamos" um pouco para reduzir seu impacto ambiental", diz Boyer.

"Sempre há um aspecto criativo nesse processo. Tentamos ter uma interação entre o espaço cheio e vazio, como o logotipo da Apple que acentua a parte mordida, ou o logotipo da H & M que acentua o aspecto da escova".

Partes do mercado já estão pensando nesta questão. A Nike lançou um aplicativo interno alguns anos atrás, que mediu o impacto ecológico de vários materiais e corantes para incitar seus designers a pensarem sobre seus produtos, não apenas no custo financeiro, mas o impacto global deles na Terra.

Enquanto isso, a Amazon enviará produtos na embalagem “Frustration Free”, que substitui caixas coloridas e fofas ​​por embalagem de papelão, já que você já comprou o produto, portanto, não precisa de outro anúncio em sua casa.

Este conteúdo foi originalmente publicado no site da AdNews.

Acompanhe tudo sobre:DesignDesignersLogotiposMeio ambientePublicidade

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Marketing

Mais na Exame