Coca-Cola lança Kuat com Laranja e quer brigar por espaço com a Ambev
A Coca-Cola está decidida a agitar o mercado de guaranás no país, liderado por sua maior concorrente, a AmBev, fabricante do guaraná Antarctica. Nesta quinta-feira, dia 7, a multinacional anunciou o lançamento do refrigerante Kuat com Laranja, que já pode ser encontrado no Rio de Janeiro e São Paulo e na próxima semana chega a […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h54.
A Coca-Cola está decidida a agitar o mercado de guaranás no país, liderado por sua maior concorrente, a AmBev, fabricante do guaraná Antarctica. Nesta quinta-feira, dia 7, a multinacional anunciou o lançamento do refrigerante Kuat com Laranja, que já pode ser encontrado no Rio de Janeiro e São Paulo e na próxima semana chega a Curitiba. A previsão é de que a bebida seja vendida em todo o país até o final deste ano. Decidimos ampliar a família pois sabemos que temos muito a crescer neste mercado , afirma a diretora de marketing da Coca-Cola, Mônica Horcades. Atualmente, a empresa tem uma participação de 11% do mercado de guaranás - ou 25% entre as grandes marcas - vendendo 383 milhões de litros de Kuat e Kuat Light por ano. A meta da Coca-Cola é aumentar esse volume em 15% em 2004. O consumo de guaraná responde por 27% do segmento de refrigerantes no país.
A idéia de investir no guaraná com laranja partiu da constatação de que o hábito de acrescentar uma rodela de laranja ao guaraná é comum entre os consumidores do refrigerante. Como esse hábito está mais presente em bares e restaurantes, o novo guaraná será vendido apenas em lata de 350ml e em garrafa de plástico de 600ml. Como o público está acostumado à mistura, estamos confiantes no sucesso do novo Kuat , diz Mônica. Segundo ela, uma reestruturação na área de marketing em março, que causou a demissão de 60 funcionários, aproximou mais a empresa do consumidor final. Estamos mais ágeis e temos uma percepção mais clara do interesse dos consumidores , disse. A campanha publicitária será lançada com um comercial de TV nesta sexta-feira.
A subsidiária brasileira da Coca-Cola é a terceira maior em volume vendido. Porém, não está entre as dez primeiras em rentabilidade. Com lançamentos como este, o objetivo é ser a terceira maior filial também em rentabilidade , diz o diretor de comunicação corporativa da Coca-Cola, Eduardo Simbalista. No ano passado, o faturamento do sistema Coca-Cola no país somou 5,5 bilhões de reais.