Exame Logo

Califórnia estuda transformar placas de veículos em anúncios

Não se descarta que o motorista possa obter parte do lucro que derive da publicidade

A ideia de colocar anúncios publicitários nas placas dos veículos da Califórnia é obter mais fundos para os cofres públicos. (.)
DR

Da Redação

Publicado em 29 de junho de 2010 às 08h11.

Los Angeles - O Senado da Califórnia aprovou na última segunda-feira uma iniciativa legal para estudar a possibilidade de transformar as placas dos veículos em anúncios publicitários a fim de obter mais fundos para os cofres públicos.

A iniciativa SB 1453, apresentada pelo senador Curren D. Price Jr., saiu adiante com o respaldo unânime dos membros da câmara. Ela requer que o Departamento de Veículos Motorizados (DMV, na sigla em inglês) do estado analise a viabilidade de utilizar um novo sistema de placas de matrículas eletrônicas.

Veja também

"Esta legislação oferece uma oportunidade única de repensar como podemos usar nossos ativos básicos para ser mais eficientes e economizar custos enquanto geramos novos recursos para o estado", assegurou Price.

O dispositivo em questão, conhecido como "Digital Electronic License Plate" (DELP), permitiria a inserção de anúncios nos automóveis particulares, assim como a projeção de mensagens de advertência ou, por exemplo, de incentivo a uma equipe esportiva. Não se descarta que o motorista possa obter parte do lucro que derive da publicidade.

Os críticos desta proposta não demoraram a se pronunciar através de internet, onde alguns lembraram que as placas com mensagens distrairiam os motoristas e causariam acidentes ou que devido a seu funcionamento digital poderiam ser pirateados por "hackers" e esgotar a bateria do veículo.

Os defensores da medida disseram que as matrículas poderiam ser programadas para mostrar anúncios unicamente quando o veículo estivesse detido durante vários segundos.

Leia mais notícias sobre publicidade

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEstados Unidos (EUA)GovernoPaíses ricosPublicidadeVeículos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Marketing

Mais na Exame