As marcas e grifes que brilham no Oscar
O tapete vermelho é uma vitrine de luxo para as marcas que conseguem dividir olhares com as estrelas, sob a atenção de milhões
Da Redação
Publicado em 24 de fevereiro de 2013 às 09h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h43.
A joalheria americana é a origem de algumas das joias mais caras que já passaram pelo tapete vermelho. Em 2010, a atriz Anne Hathaway gerou burburinho ao usar um colar de diamantes de 94 quilates estimado em impressionantes 10 milhões de dólares (foto ao lado). No mesmo ano, a atriz Kate Winslet escolheu um colar de diamantes amarelos de 2, 5 milhões, um par de brincos de 975 mil dólares e braceletes da grife - o conjunto todo foi calculado em 4 milhões de dólares. Na competição de 2010, quem brilhou ao aparecer com a marca foi Cameron Diaz, com um colar de diamantes de um milhão.
A Versace tem como embaixadora de luxo a estrela Angelina Jolie, que anualmente desfila as criações da marca no tapete vermelho e em outras premiações, como o Globo de Ouro. A opção do ano passado, um longo tomara que caia de veludo preto com uma generosa fenda, gerou comoção mundial. O motivo? A atriz fez pose expondo a perna durante toda a cerimônia, inclusive no palco. Mas não é só do burburinho de Jolie que vive a grife, uma das queridinhas do Oscar: ela já foi opção de Jessica Alba, Uma Thurman, Halle Berry, Penelope Cruz, Cameron Diaz, Demi Moore e Drew Barrimore. Entre os homens, um dos adeptos foi o ator Eddie Murphy, que usou um terno da Versace em 2007.
Em 2012, a maison francesa Lanvin foi a escolha de Meryl Streep, vencedora do Oscar de Melhor Atriz pelo filme "A dama de ferro". O longo drapeado em tons de ouro não foi o único holofote nobre para a marca: o melhor ator da norte, o francês Jean Dujardin de "O Artista", usou um terno da grife para levar a estatueta para casa. Na competição de 2005, quem brilhou ao aparecer com a grife foi a Natalie Portman, forte candidata ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por "Closer" à época, e que usou um longo de cor prata.
A maison francesa dividiu olhares com Natalie Portman no Oscar 2012. A artista escolheu um vestido tomara-que-caia da Dior Vintage, de 1954, vermelho e de petit-poa preto. A atriz é também embaixadora da marca e a face do perfume Miss Dior Cherie. Charlize Theron teve um dos vestidos mais comentados na edição de 2006, quando compareceu à cerimônia vestindo um luxuoso Dior em tom preto e cheio de dobraduras desenhado pelo estilista John Galliano.
Uma das favoritas na categoria de melhor atriz por "A Hora mais Escura" no Oscar 2013, Jessica Chastain levou à cerimônia do ano passado um tomara-que-caia Alexander McQueen preto com bordados dourados e roubou a cena - embora a atriz não tenha concorrido a nenhum prêmio. O estilista é um velho queridinho das estrelas: por sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz, ainda em 1998 por "Titanic", Kate Winslet escolheu subir ao tapete vermelho com um vestido verde e dourado assinado por ele.
O estilista americano marcou presença no tapete vermelho em 2012 assinando o longo branco minimalista da atriz britânica Gwyneth Paltrow, apontada como uma das mais bem vestidas da noite. Foi uma passarela de luxo para a estreia da coleção de outono/inverno daquele ano, até então desconhecida do público. Ford é também um sucesso entre os homens: em edições passadas da premiação, a marca foi usada por Brad Pitt, que envergou terno e sapatos Tom Ford em 2009. No ano seguinte, foi a vez do atores Mathew Broderick e Ryan Reinolds apostarem em ternos da grife.
Queridinha das divas de Hollywood, a grife carioca H. Stern desfila há mais de dez anos seus colares, brincos, braceletes e adornos pela vitrine que é o tapete vermelho do Oscar. Na última edição, foi a vez da atriz e cantora Jennifer Lopez, que optou por brincos solitários e mais um conjunto de anéis. Entre as celebridades que levaram a joalheria para desfilar na premiação estão Catherine Zeta Jones, Glenn Close, Kristen Stewart, Halle Berry e Nicole Kidman.
A marca tem história de sucesso na premiação, como o bem criticado e impecável longo azul lavanda de Penelope Cruz, considerada uma das mais bem-vestidas da edição passada. Entre as outras celebridades que apostaram no prestígio da grife italiana estão George Clooney, que em 2006 levou a estatueta de melhor ator por coadjuvante por "Syriana" evergando um terno da marca, e Julia Roberts, que entrou no tapete vermelho no mesmo ano com cabelos loiros e usando um vestido dourado da Armani.
A casa italiana subiu ao palco do Oscar 2012 junto à atriz Cameron Diaz, que apresentou a categoria de "Melhor Figurino". O longo tomara-que-caia cor de creme com babados dourados na cauda foi um dos mais comentados da edição. Foi usando um vestido longo perolado da Gucci que Charlize Theron levou para casa sua estatueta de Melhor Atriz pelo filme "Monster". No lado masculino, entre os adeptos está o comediante Will Ferrell, que levou um terno da marca à premiação em 2010.