As embalagens brasileiras mais criativas de 2013
Inovação e utilidade decidiram os grandes vencedores do Prêmio da Embalagem Brasileira (Abre) deste ano
Da Redação
Publicado em 20 de setembro de 2013 às 16h46.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h27.
As embalagens da linha Sou prometem ter o menor impacto ambiental possível. Todas os potes são "stand-up pouches" (bolsas plásticas que ficam em pé) de 200 mililitros, em formato de gota. A Natura diz que os recipientes usam 70% menos plástico em sua produção. A criação é da Tátil / Questto Nó.
A embalagem de vinhos Red foi criada para atrair um público mais jovem, porém, sem afastar os consumidores mais tradicionais da marca. A caixa com o desenho da Kombi é utilizada para o transporte das garrafas e serve como expositor, levando o ouro na categoria voto popular/profissionais.
O desafio era lançar uma linha de iogurte grego de características diferentes da concorrência. A solução encontrada garantiu medalha de ouro na categoria embalagens de alimentos doces. A assinatura é da agência A10 - Ideias que Transformam.
A peça foi elaborada para como um projeto voltado à pequena empresa, com recursos financeiros e de maquinário limitados. Medalha de ouro na categoria embalagem de alimentos salgados, a criação é da Indústria da Imagem Design.
O Schweppes, o 1º refrigerante do mundo, fez 230 anos em 2013. A edição comemorativa das latas trouxesete ilustrações vintage, uma para cada sabor, einspiradas em cartazes de campanhas antigas da marca. A ideia da agênciaOgilvy & Mather levou o prêmio da categoria embalagem promocional.
Vencedora da medalha de ouro na categoria embalagens de perfume, a "quem disse, berenice?", do Grupo Boticário, apostou em pacotes icônicos e com tampas injetadas para falar com seu público alvo, de mulheres jovens e modernas. A criação é da Matriz Escritório de Desenho.
Criadas pela FutureBrand, as vencedoras da categoria design gráfico de alimentos doces abordam o tema "brasilidade". As estampas finais foram escolhidas por uma votação entre consumidores no Facebook.
O projeto, criado por um aluno da Faculdade Oswaldo Cruz, venceu na categoria Estudantes. Segundo o criador, a embalagem foi pensada para pessoas fanáticas pelo MMA, e pode ser reutilizada como um Cooler Pack, que facilita o transporte da bebida.
A criação da agência de design A10 - Ideias que Transformam tinha o objetivo de transmitir o espírito livre da marca
e ao mesmo tempo associá-la claramente ao universo infantil. Com traços despojados e cores vibrantes, o projeto levou ouro na categoria design gráfico de produtos em geral.
e ao mesmo tempo associá-la claramente ao universo infantil. Com traços despojados e cores vibrantes, o projeto levou ouro na categoria design gráfico de produtos em geral.
Criado para o lançamento da linha de maquiagem Phebo, o projeto tinha o desafio de estabelecer a marca dentro do universo de moda e beleza. O resultado, vencedor da categoria embalagem de família de produtos,alia o estilo vintage à traços de modernidade.
Através de uma edição de embalagens customizadas com os 150 nomes mais comuns no Brasil, a Coca-Cola buscou reforçar a sua identificação com os jovens adultos e convidou consumidores a encontrarem – e experimentarem – o refrigerante. Foi um grande sucesso. A lata "Encontre sua Coca-Cola Zero" levou ouro na categoria marketing/ estratégia de comunicação.
Vencedora da categoria embalagem de food service, delivery e take away, a linha de entregas do restaurante America foi criada pela agênciaDezign com Z. Segundo os criadores, o conceito por trás do projeto éproporcionar, na casa do consumidor, a mesma experiência que o cliente tem nas lojas.
Para dar o primeiro passo na categoria de massas de rápido preparo, a Adria lançou a linha Liggero. O desafio era manter uma identidade visual familiar, aliando ao conceito de praticidade nas refeções pré-fabricadas. A criação, da Narita Design, levou o ouro em design gráfico de alimentos salgados.
A linha de cosméticos tinha o desafio de aliar atratividade para a consumidora com eficiência e funcionalidade em sua linha de montagem. O projeto vencedor da categoria embalagens para Pequenas e Médias Empresas é da SA2 Design e Comunicação.
O design da garrafa foi inspirado no pote de geleia que a Casa Valduga já tem em linha, proporcionando uma unidade formal em todo o portfólio. Vencedor da categoria bebidas não-alcoólicas.
Dentro da identidade visual irreverente da marca de cosméticos pertencente ao Grupo Boticário, foram priorizadas cores alegres e metálicas. A linha ganhou ouro em design gráfico de família de produtos. A assinatura é da Matriz Escritório de Desenho.
A M Design assina o reposicionamento da marca de biscoitos salgados Pit Stop,que necessitava de umaevolução na embalagem (logotipoe conceito gráfico). Ouro em redesign de alimentos e bebidas.
A vencedora da categoria produtos em geral é alinhada com a tendência dos home centers que possuem autoatendimento. Para ser mais didática, com uma comunicação clara e rápida, traz íconesgráficos com sugestões de uso. O projeto é da Pande.
Criado pela Tátil Design, o rótulo das embalagens utiliza cola que não deixa resíduos após a remoção. Ouro na categoria tecnologia em embalagens de bebidas.
Com mais de 60 anos, a marca York, da Hypermarcas, buscou desenvolver uma nova identidade. A Matriz Escritório de Desenho investiu em cores institucionais de alto impacto, além de unir o monograma "Y" ao símbolo do algodão. Ouro na categoria design de produtos em geral.
Na setor de material de construção, a criação da Dow escolheu uma forma criativa e prática de transporte. A embalagem, com capacidade para grandes volumes e que garante estabilidade na prateleira mesmo quando parcialmente vazia, ganhou ouro na categoria design estrutural/forma.
A embalagem retornável de alta durabilidade para transporte de placas de circuito impresso altamente sensíveis, com propriedades condutivas permanentes (que conduz energia elétrica por tempo indeterminado), conquistou o ouro na categoria tecnologia em embalagens de produtos em geral.
O projeto chamou atenção ao investir na segurança e incluir um dispositivo de pinça que facilita a captura, transporte e instalação
do implante. Ouro na categoria design estrutural – funcionalidade.
do implante. Ouro na categoria design estrutural – funcionalidade.