São Paulo - Durante seu desembarque no Brasil para a Copa de 2014 , o time do Uruguai perdeu um carregamento precioso: 39 quilos de doce de leite típico do país, escolhido a dedo como sobremesa e amuleto dos jogadores.
No entanto, a bagagem foi confiscada ainda no aeroporto de Confins, em Minas Gerais, por problemas de documentação. O episódio passaria em branco não fosse uma ação de marketing da Doce de Leite Viçosa, marca que abasteceu os jogadores da seleção Celeste com 40 quilos de doce brasileiro.
A ideia surgiu na agência de publicidade Ori+Usagi, que atende a marca há oito anos e viu na apreensão uma oportunidade de demonstrar a "hospitalidade à mineira", explicou à EXAME.com Samuel Borges, cofundador da agência.
"Decidimos aproveitar a oportunidade assim que vimos a notícia. Ainda mais porque aconteceu emMinas Gerais, que fabrica o melhor doce de leite do Brasil. Acreditamos que o doce daqui seria um bom representante para as sobremesas brasileiras", explica.
A marca já havia promovido a Copa do Mundo em anúncios , só que apenas regionalmente. Mas a "boa ação" gerou repercussão imediata nas redes sociais (internacionalmente, inclusive) para o produto. E, aparentemente, também agradou a delegação uruguaia.
"Não chegamos a abordar diretamente os jogadores, por conta das regras da FIFA. Mas o chef da delegação, Felipe Rangel, nos contou que quatro quilos de doce sumiram ainda no primeiro jantar aós a entrega", conta Borges.
- 1. Os mais assistidos
1 /12(Reprodução/YouTube/Activia)
São Paulo - Por enquanto, a Nike - que nem patrocina a FIFA - está ganhando a briga pelas atenções da
Copa do Mundo na internet. A
marca tem 3 vídeos entre os
anúncios relacionados ao mundial mais assistidos no YouTube, segundo pesquisa do Google.O primeiro lugar, no entanto, é da Activia, e seu estrondoso videoclipe com Shakira, mais visto até que a música oficial da Copa. Entre os 10 primeiros, o Itaú representa o Brasil.O levantamento também aponta que a Copa do Mundo já supera o Super Bowl em termos de engajamento: as pessoas já assistiram 1,2 bilhões de minutos de anúncios da Copa no YouTube, 4 vezes mais do que os anúncios do Super Bowl 2014.Apenas no dia da abertura, foram 25,4 milhões de visualizações de anúncios da Copa, e um total de 590 milhões até agora.
- 2. 1. Shakira - La La La
2 /12
Visualizações: 134,0 milhões A faixa interpretada por Shakira e Carlinhos Brown fez um sucesso estrondoso desde sua estreia. No vídeo, Neymar, Piqué, marido da cantora, e seu filho Milan fazem participações. A canção é patrocinada pela Activia, da Danone, e arrecada fundos para o programa de alimentação escolar da ONU.
- 3. 2. Nike Futebol: Quem Ganha Fica
3 /12
Visualizações: 79,8 milhões Se um adolescente pudesse convocar o time dos seus sonhos na Copa, quem ele chamaria? A Nike concretizou isso e mais um pouco na campanha “Quem Ganha Fica”, mostrando a maior pelada de todos os tempos - com direito a Hulk (dos quadrinhos) e Anderson Silva.
- 4. 3. Samsung The Training
4 /12
Visualizações: 54, 2 milhões Messi e Cristiano Ronaldo vestiram uniforme de super-heróis no anúncio da Samsung. Com ares de ficção científica, o filme mostra os boleiros sendo treinados para combater alienígenas que invadirão a Terra.
- 5. 4. Nike Futebol: O Último Jogo
5 /12
Visualizações: 48,9 milhões Um curta animado cheio de piadinhas e com enredo aventureiro. A campanha "O Último Jogo" transformou os jogadores num time de heróis para combater o vilão Cientista, mente maligna que decide criar clones para substituir o brilhantismo do futebol por eficiência fria.
- 6. 5. Adidas - The Dream
6 /12
Visualizações: 32,5 milhões Messi e Daniel Alves são os protagonistas da campanha O Sonho, da Adidas. No vídeo, os jogadores são atormentados pelas pressões que a Copa costuma evocar. Messi, por exemplo, quase perde o sono para a rivalidade entre Argentina e Brasil, e a hostilidade dos torcedores brasileiros.
- 7. 6. Itaú - Mostra tua força Brasil
7 /12
Visualizações: 16,9 milhões O Itaú escolheu o rock como influência em sua música Mostra Sua Força Brasil, cantada em comerciais por Paulo Miklos e Fernanda Takai. Os compositores Simoninha e Jairzinho assinam a canção. A campanha do banco patrocinador da CBF e da FIFA é produzida pela agência Africa.
- 8. 7. House Match
8 /12
Visualizações: 16,2 milhões Fora da Copa, o brasileiro Lucas e o galês Gareth Bale estrelaram o filme "House Match", que conta também com as participações dos aposentados David Beckham e Zinedine Zidane. O filme mostra os atletas numa partida de futebol que não demora a sair do videogame para a vida real.
- 9. 8. Castrol: Neymar Jr. v Ken Block
9 /12
Visualizações: 15,4 milhões O astro do rally Ken Block enfrenta Neymar nas pistas (e no futebol) neste vídeo da Castrol. O vídeo conta também com a participação do ex-jogador Cafu, capitão do pentacampeonato. A criação é da M&C Saatchi e a trilha conta com a clássica "Mas Que Nada", de Sergio Mendes.
- 10. 9. Nike Futebol: Arrisque Tudo
10 /12
Visualizações: 14,9 milhões Neymar, Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney mostram sua visão da pressão vivida antes dos jogos. Imprensa, torcida e expectativas são adversários que os atletas conseguem sobrepujar, mostra o filme, assinado pela Wieden + Kennedy de Portland, Estados Unidos.
- 11. 10. Beats by Dre: The Game Before The Game
11 /12
Visualizações: 13,1 O ritual de preparação de Neymar e outras estrelas é o tema da campanha de The Game Before the Game, ou O Jogo Antes do Jogo, da marca de fones de ouvido Beats. "Antes dos gols, antes da glória, há um jogo invisível rolando no vestiário... É assim que o jogo é vencido", diz o anúncio.
- 12. Aproveite e veja também: Quem está por trás dos uniformes das 32 seleções da Copa
12 /12(Divulgação / Puma / Tom Oldham Photography)