Marketing

72% dos brasileiros se informam sobre esportes pela TV

Rádio (21%) e a internet (16%) são os outros meios preferidos pelos brasileiros para se informar

O futebol é o esporte mais acompanhado pelo brasileiro, independente da plataforma utilizada, seguido pelo vôlei (Getty Images)

O futebol é o esporte mais acompanhado pelo brasileiro, independente da plataforma utilizada, seguido pelo vôlei (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2011 às 10h46.

São Paulo - O IBOPE Media realizou quatro pesquisas relacionadas ao consumo de esportes nos meios de comunicação. As duas primeiras, já disponíveis para o mercado, apresentam um mapeamento completo sobre o consumo do esporte na internet e na televisão.

A pesquisa revela que a televisão é o meio preferido para se informar sobre esportes por 72% dos brasileiros, seguida por rádio (21%) e internet (16%). O futebol é o esporte mais acompanhado pelo brasileiro, independente da plataforma utilizada, seguido pelo vôlei. Quando o assunto é Fórmula 1, a TV, a internet e o jornal disputam em igual posição a preferência dos brasileiros.

Prática de esportes

O brasileiro gosta de caminhar. Esta é a primeira atividade esportiva para praticamente metade da população. Para eles, o futebol é a principal opção de atividade esportiva. Para elas, futebol e ginástica disputam o segundo lugar. Porém, se combinadas as modalidades ginástica, natação e aeróbica, o percentual passa para 37%, de acordo com dados do Target Group Index.

“Com a profissionalização da gestão do esporte no Brasil, o país tem chances de explorar todo potencial do mercado esportivo. Um exemplo disto é o consumo simultâneo dos meios. Segundo dados do Target Group Index, 58% das pessoas que acompanham esporte pela TV ou na arena, declaram consumir simultaneamente os meios independente do conteúdo: a maior sobreposição está em TV e internet”, declarou Dora Câmara, diretora comercial do IBOPE Media.

O grau de atenção dos pesquisados em relação aos comerciais exibidos durante as transmissões também tem destaque na pesquisa. Para 69% da população acima de 10 anos, as marcas nos uniformes são as mais visíveis. Para pessoas com idades entre 15 e 19 anos, este índice é de 73%.

Acompanhe tudo sobre:Esportesestrategias-de-marketingFutebolTelevisãoTV

Mais de Marketing

Stanley dobra aposta na Geração Z e lança copo Quencher com Olivia Rodrigo

Protex instala tobogã de 30 metros no Parque Villa-Lobos em ativação gratuita

Gatorade amplia portfólio e lança pela 1ª vez uma versão sem açúcares e calorias

Brasil Game Show 2024: jovens encaram missões gamer para garantir ingresso da feira

Mais na Exame