Exame Logo

6 campanhas para promover livros que saíram do lugar comum

Em alguns casos, o livro pode servir como a própria mídia, ao utilizar soluções criativas e chamar a atenção do público

Livros como mídia (Reprodução)
DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2014 às 18h21.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h04.

São Paulo - Os livros , assim como qualquer outro produto, precisam de boas ideias para atrair consumidores e vender mais exemplares. A vantagem é que, em alguns casos, ele pode servir como a própria mídia ao utilizar soluções criativas e chamar a atenção do público. Em outros casos, o objetivo principal da campanha não é o livro, mas a publicação serve de apoio ao marketing de um produto, uma marca ou uma companhia. Começou hoje a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, palco do lançamento de inúmeras obras. Não há época mais adequada para rever alguns cases interessantes de campanhas que promovem os livros ou utilizam a mídia para fortalecer alguma marca.
  • 2. O livro fumável de Snoop Dogg

    2 /8

  • Veja também

    A publicação traz as letras dos sucessos do rapper impressas em papel de seda. Além disso, a capa do volume promocional foi feita com fibra de maconha e conta com uma lombada texturizada para acender fósforos.
  • 3. Você leu a garrafa da Heineken?

    3 /8(Reprodução)

  • A agência Cloud Factory projetou um livro em formato de garrafa para a marca global de cerveja holandesa Heineken.
    O "livro garrafa" representou, de acordo com a agência, uma nova maneira de revelar uma "mensagem na garrafa" que nunca irá desaparecer.
  • 4. Trailer com direito a superprodução

    4 /8

    É bem possível que você já tenha visto alguns trailers criados para o lançamento e promoção de algum livro. Por outro lado, também é bem provável que você tenha observado poucas vezes na vida um filme com essa finalidade tão bem produzido como o que verá abaixo, para Broken Monsters, a nova obra de Lauren Beukes, autor de Shining Girls.
  • 5. Um livro que pode ser bebido

    5 /8

    A organização de caridade "Water is Life" criou um livro que pode ser bebido. Em parceria com a DDB de Nova York, a instituição lançou uma publicação que dá dicas sobre saneamento e higiene e que possui páginas que servem para purificar águas contaminadas.
  • 6. Páginas de Jay-Z espalhadas pelo mundo

    6 /8

    Para promover o lançamento do livro "Decoded", que traz as memórias do rapper Jay-Z, a Droga5 criou um desafio. T rezentas páginas do livro foram espalhadas em diferentes partes do mundo e as pessoas podiam localizá-las usando pistas. Quem achasse as páginas ganhava uma cópia autografada da obra e participava de sorteios para o show do rapper com o Coldplay em Las Vegas.
  • 7. Livro que dá água na boca

    7 /8(Reprodução)

    A agência de design alemã Korefe criou um livro comestível de receitas. As páginas são feitas de massa fresca. O objetivo é promover a editora Gerstenberg Publishing House.
  • 8. Veja também: as 50 marcas mais valiosas do Brasil em 2014

    8 /8(Divulgação/Skol)

  • Acompanhe tudo sobre:Adnewsestrategias-de-marketingInovaçãoLivrosPublicidade

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Marketing

    Mais na Exame