Exame Logo

6 exemplos de uso inteligente do celular na publicidade

Confira alguns cases que conseguiram extrair algo de diferente na telefonia móvel

Criatividade móvel (Reprodução)
DR

Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2013 às 11h06.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h38.

São Paulo - A primeira ligação feita por um celular foi em 1973. Mas os aparelhos mais inteligentes surgiram bem depois, nos anos 90. O primeiro smartphone tinha o nome de Simon, e a responsável pela fabricação era a IBM. Os aprimoramentos demoraram um pouco mais e, em 2007, o iPhone foi criado. Isso abriu portas para que diversos campos da comunicação aproveitassem o advento do celular inteligente, inclusive a publicidade . Em 2012, o Festival de Cannes, tradicional premiação voltada para criativos, criou a categoria Mobile. O Adnews relembra alguns cases que conseguiram extrair algo de diferente na telefonia móvel.
  • 2. Hilltop Re-Imaginado

    2 /7

  • Veja também

    Ação: Hilltop Re-Imaginado
    Agência: Grow Interactive Norfolk
    Anunciante: Google
    O Google resolveu reviver uma campanha da Coca-Cola que transmitia o desejo de compartilhar uma garrafa da bebida com o mundo. Porém, com a ajuda da tecnologia e dos smartphones, eles realmente colocaram a ideia em prática.
  • 3. Médico Mobile

    3 /7

  • Ação: Médico Mobile
    Agência: George Patterson Y&R Melbourne; VML Kansas City
    Anunciante: Força de Defesa Australiana
    A Força de Defesa Australiana queria recrutar bons estudantes de medicina para receberem a bolsa de estudos da Universidade da Força Aérea. De que maneira filtrar os melhores? Permitindo que eles diagnostiquem pacientes com a ajuda do smartphone.
  • 4. O esquadrão da dor

    4 /7

    Ação: O Esquadrão da Dor
    Agência: SickKids; Cundari Toronto
    Anunciante: Hospital para Crianças Doentes
    Como ajudar crianças com câncer a tratar suas dores? O Pain Squad (“Esquadrão da Dor”) permite que o próprio paciente monitore onde ele está sentindo dores, quanto tempo ela dura, onde dói, bem como o que ajuda a trata-lá. Tudo com apenas um toque de seu dedo.
  • 5. Imã VIP

    5 /7

    Ação: Imã VIP
    Marca: Pizzaria Red Tomato
    Agência: TBWA RAAD de Dubai

    Pedir uma pizza numa cidade como Dubai, onde há pessoas de nacionalidades variadas - mais de 200 - pode ser complicado. O sotaque de quem solicita a pizza pode atrapalhar um pouco. Pensando nisso, a pizzaria Red Tomato lançou o Imã VIP. Ele usa os históricos de pedidos anteriores para entregar a pizza por meio de um toque. Tudo confirmado por celular. Que aliás, não precisava ser um smartphone.
  • 6. Seja o Treinador

    6 /7

    Ação: Seja o Treinador
    Agência: Ogilvy Cape Town
    Anunciante: Carling Black Label (Cerveja sul-africana).

    E se você pudesse escalar seu jogador preferido no seu time de coração por meio de seu smartphone? É isso que propunha a ação da Carling Black Label.
  • 7. Nike + Fuelband

    7 /7

    Ação: Nike Fuelband
    Agência: R/GA Nova York
    Anunciante: Nike

    A Nike conseguiu juntar tênis, pulseira que conta suas atividades físicas, site, rede social própria e, é claro, smartphone, numa ação integrada para movimentar os norte-americanos. O resultado foi esta ação premiada com dois GPs em Cannes.
  • Acompanhe tudo sobre:Anúncios publicitáriosIndústria eletroeletrônicaSmartphones

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Marketing

    Mais na Exame