20 logos de marcas com mensagens escondidas
Conheça as mensagens inseridas nas entrelinhas dos logotipos de grandes marcas
Guilherme Dearo
Publicado em 21 de julho de 2015 às 14h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h37.
São Paulo - Os logos e logotipos das marcas podem esconder algumas mensagens visuais secretas. Em um primeiro momento, a palavra FedEx, por exemplo, pode ser apenas FedEx. Mas um olhar mais atento pode achar uma simbologia menos óbvia. Confira, nas imagens, 20 exemplos de marcas com mensagens visuais e de texto escondidas em seus logos.
Repare que no espaço em branco entre o E e o X há uma seta, indicando os sentidos da empresa: viagem, transporte, movimento.
Em geral, acham que a maçã mordida é uma referência direta à história bíblica de Adão e Eva e a expulsão do Paraíso. Mas o designer responsável diz que a mordida tem uma função bem pragmática: ela serviu para dar escala ao desenho da fruta. Porque, caso contrário, a maçã iria parecer uma cereja quando vista de longe ou quando o logo estivesse representado muito pequeno.
O "E" caído da palavra Dell significa a missão da empresa de mudar o mundo. Em inglês, a expressão é "turn the world on its ear". Daí deixar a letra "E" caída.
Uma seta liga as letras A e Z da palavra Amazon e não é à toa: significa a capacidade da empresa de oferecer todos os tipos de produtos, da letra A até a letra Z.
O logo da emissora americana traz um pavão no centro e suas penas.
Se reparar bem na montanha do símbolo da Toblerone, irá ver um urso mais à esquerda. O animal é o símbolo da cidade suíça de Bern, casa da marca. Já a montanha é a Matterhorn, ícone da Suíça.
O quebra-cabeça com um pedaço faltando para completar o globo representa a natureza "incompleta" do site e de sua proposta: ele nunca ficará totalmente acabado, já que sempre surgirão novas informações para editar ou escrever.
A marca cortou as letras G e I de propósito: é possível ver a marca da lâmina e de um corte, representando a sua natureza.
O símbolo da rede de supermecados não é uma carinha feliz de chapéu. Repare no espaço branco que se forma entre as cores azul e vermelha: aparece a letra C, de Carrefour.
Entre o K e o I aparece o formato do famoso chocolate Kisses, uma espécie de pingo ou gota de chocolate.
O B de Beats no círculo forma a imagem lateral de uma cabeça usando fones de ouvido.
A montadora tem origem na aviação e isso está representado em seu símbolo, de acordo com uma famosa teoria. O círculo central dividido em quatro e em duas cores tem um significado: os espaços brancos são hélices girando; os espaços azuis representam o céu. Apesar da popularidade dessa visão, a empresa garante que as cores azul e branca somente representam as cores do estado da Bavária, onde a BMW foi fundada.
O U de Unilever está preenchido com vários desenhos que representam todos os braços de atuação da empresa. Há um sorvete, uma camisa, uma cenoura, uma colher. Há até uma boca que representa alimento/sabor e um símbolo de reciclagem que representa o braço de sustentabilidade da companhia.
O desenho vermelho representa velocidade. Entre ele e o F, aparece em branco o 1, criando assim o F1.
A carinha feliz da LG é formada pelas duas letras: o L e o G.
O símbolo da Vaio, da Sony, homenageia duas áreas. As duas primeiras letras, V e A, criam uma onda e representam o lado analógico. Já o I e O aparecem como 1 e 0 (zero) e representam o código binário, ou seja, o lado digital.
O símbolo da rede de fast food americana traz uma menina, nomeada como a filha do criador da marca, Dave Thomas. Em seu colar/gola da roupa se forma a palavra "mom" ("mãe").
O P de Pinterest representa um "pin" - os pinos para serem afixados em mapas.
O logo da Sun traz a palavra "sun" quatro vezes. Você pode lê-la em qualquer sentido e direção.
A Roxy é a marca voltada para mulheres da Quicksilver. Na verdade, é o símbolo da Quicksilver, só que duplicado, formando um coração. Já o símbolo em si traz uma onda e uma montanha, significando a aventura.