11 ações de marketing que deram um show à parte no SXSW
De biscoitos em 3D até show da Lady Gaga; veja o que as marcas apresentaram no SXSW, um dos festivais mais importantes de música, cinema e inovação dos EUA
Inovação (Kazuhiro Nogi/AFP)
Da Redação
Publicado em 17 de março de 2014 às 16h37.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h16.
São Paulo – O SXSW, festival que reúne música, cinema, tecnologia e inovação, também dá um show quando o assunto é ações de marketing. Do dia 7 até o último domingo, pessoas do mundo inteiro participaram do evento, que foi realizado em Austin, Texas, Estados Unidos. Com tanta inovação, o festival também deu espaço para que as marcas colocassem a criatividade no papel. Um exemplo disso foi a máquina montada pelo biscoito recheado Oreo. Em parceria com o Twitter, a marca colocou uma máquina que imprime biscoitos em 3D a escolha do cliente. Veja, a seguir, ações de marketing especiais para o SXSW:
A marca de bolachas Oreo, recém-chegada no Brasil, montou um estande bem inusitado no festival em parceria com a rede social Twitter. Lá, os consumidores encontraram uma máquina que fabricava até 12 sabores diferentes para a bolacha, que saíam do “forno” em dois minutos graças a uma tecnologia de impressão em 3D. A escolha da bolacha foi baseada no que os internautas falaram no Twitter, por meio da hashtag #eatthetweet. Uma tela para navegação mostrou o que estava sendo mais tuitado e o sabor em primeiro lugar foi fabricado pela máquina.
A marca de óleo de motor da Shell levou o Mario Kart ao SXSW. Como forma de lançar o produto Pennzoil Platinum, a empresa fez com que os participantes andassem em um kart de tamanho real, inspirado no videogame Mario Bros. Para fazer com o que público se sentisse no jogo, os karts possuíam uma tecnologia que faz a ligação entre o carro, o circuito e os ícones espalhados pela pista, que incluíam os escudos da tartaruga vermelha e casca de banana, ambos do jogo Mario Bros.
A PepsiCo levou ninguém menos que Lady Gaga para o SXSW, como uma ação de marketing para o salgadinho Doritos. Com o intuito de aumentar a interação com o público, a marca seguiu a estratégia do ano anterior e usou o Twitter ao seu favor. Dessa vez, os seguidores deveriam aceitar alguns “desafios ousados” para ter a oportunidade de assistir ao show da Lady Gaga, que foi aberto apenas para convidados. Além disso, a marca levou a máquina – interativa - de Doritos ao evento, que, assim como a da Oreo, funcionava a partir de tuítes dos participantes.
A marca de croissant Cronut deu ao público do SXSW uma sobremesa inédita, preparada especialmente para o local. Os participantes do evento deveriam ir ao espaço da marca a partir do meio dia até às 14h, para ganhar uma bebida e o doce especial. A intenção era que os que levassem o kit, compartilhassem a hashtag GOODIDEIA.
O programa “Bates Motel”, do A&E, está em sua segunda temporada nos Estados Unidos e o canal americano aproveitou a realização do SXSW para divulgar o seriado. Entre as ações realizadas pela marca, estava a fachada de um quarto de motel, similar ao da série, para dar ao público a sensação de que estavam em um episódio do programa. Além disso, a equipe de filmagem entregou brownie como lembrança aos participantes.
O canal de televisãoHBO também desenvolveu uma estratégia para aproximar o público de sua marca. Em especial, fãs do seriado “Game of Thrones”. A marca preparou uma exposição imersiva do “Game of Thrones” aberta a todos os participantes do SXSW. Com cerca de 100 objetos, a exposição pretendeu transportar os fãs da série para o mundo onde os personagens vivem.
Para divulgar o seriado “The Strain”, que estreará no mês de julho, nos Estados Unidos, o canal de televisão FX usou o sono como maneira de chamar atenção dos participantes do SXSW. O canal preparou uma espécie de “Vampiro Spa”, com 10 espaços destinados para o público descansar por até 20 minutos. Forrados com lençol descartável e decorado com o estilo da série, a marca pretendeu interagir com a mente dos participantes, e introduzir o nome do seriado na cabeça deles. Além disso, a FX disponibilizou tablets Samsung no local, para que os usuários pudessem assistir uma prévia do episódio de estreia.
Para manter os participantes acordados, a marca de energético Monster desenvolveu uma logística para levar a bebida ao público em diferentes horários. O produto era distribuído por um estande fixo e uma caminhonete que circulou por diversas áreas do local.
Uma das patrocinadoras do evento, a Chevrolet teve como estratégia aumentar a exposição da marca. Para isso, a montadora espalhou seus veículos por quatro áreas de ativação, com lounges básicos e centro de convenções. Aos que quiseram um pouco mais que olhar, a Chevrolet disponibilizou um test drive oficial em dois horários diferentes.
Outro canal de televisão presente no evento foi o NBC. Para divulgar o programa de comédia “Late Night with Seth Meyers”, a marca distribuiu hambúrgueres aos participantes do evento, por meio de um caminhão. Além disso, o NBC firmou parceria com o programa oficial de aluguel de bicicletas do SXSW para proporcionar passeios livres e promover a hashtag #SethXSW.
A marca de lanches Subway também apostou na interatividade com o público e criou algumas estratégias para se aproximar dele. Com espaços e caminhões destinados aos “esfomeados”, a marca desenvolveu uma espécie de “jogo mental" para deixar as pessoas com mais fome. Nele, os funcionários da rede de fast food colocavam monitores cerebrais nos participantes e pediam para que eles pensassem em como seria um determinado produto da marca. O pensamento mais inusitado ganhava mimos. Aos que já trabalharam com o apetite no jogo, o Subway desenvolveu o horário “snack”. O público se deslocava a um caminhão com produtos da marca, onde poderiam ganhar brindes e presenciar novas ações, como o design de roupas com embalagens da marca.
Uma homenagem da Porto aos pilotos brasileiros, ação contou com a participação de corretores, prestadores de serviço, colaboradores e crianças do Instituto Porto
Jogador vem assumindo um papel ativo e engajado na luta contra o racismo, sendo uma voz expressiva contra a discriminação que há anos enfrenta no mundo do futebol