São Paulo - Confira a seguir as 10 notícias de Marketing que marcaram a semana:
Batata minion - Os personagens minion, sucessos na franquia "Meu Malvado Favorito", viraram batatas fritas do McDonald's no Brasil, causando uma comoção. Os brinquedos de brinde da rede de fast food também trazem os personagens amarelos.
Diversidade - As bonecas Barbie, em sua nova coleção, ganharam mais diversidade. Agora são oito tons de pele e dezenas de tipos de cabelo. Agora não há apenas loiras e brancas: há morenas, negras, ruivas, de traços orientais, de cabelo crespo ou cacheado.
Processo 1 - O time carioca Botafogo processou os humoristas do Porta dos Fundos por uso indevido da marca. Eles tinham feito um vídeo com a camisa original do clube e piada com o excesso de patrocínios. O vídeo foi retirado do ar, mas o Botafogo ainda vai lutar por 10 milhões de reais na Justiça.
Processo 2 - E o Conar acatou denúncia de um consumidor que viu um problema no Instagram da jovem atriz Bruna Marquzine. Havia um "post pago", da cerveja Antarctica. Até aí tudo bem. Mas não é permitido que pessoas com aparência jovem façam propaganda de bebidas alcoólicas, pois pode configurar um "estímulo indevido ao consumo".
Pais de primeira viagem - Nos Estados Unidos, onde o Dia dos Pais acontece em junho, a Dove criou uma campanha emocionante com homens que descobrem que serão pais.
Sem mimimi - A marca de remédio para cólicas Novalfem cancelou a sua campanha após a polêmica do "mimimi". E a cantora Preta Gil, que tinha sido garota-propaganda da marca, comentou o assunto em seu Instagram.
Carne de cachorro - A ONG Ampara Animal criou uma propaganda polêmica (quer dizer, com uma surpresa ao final) para falar da importância da adoção de cães. O mote? A culinária chinesa que consome carne de cachorro.
Índia - Um comercial indiano tomou conta do país ao trazer, pela primeira vez, um casal homossexual. Na campanha, duas mulheres se preparam para conhecer os pais de uma delas.
LinkedIn - A rede social LinkedIn revelou, em uma nova pesquisa, quais são as marcas mais influentes entre seus usuários, no Brasil e no mundo. Marcas de tecnologia, multinacionais e empresas de notícias financeiras estão no topo do ranking.
Acidentes de trânsito - Uma campanha irlandesa chocou ao tratar, com frieza, um assunto sério: a distração ao volante, que pode causar um grave acidente e também a morte. No comercial, uma mulher passa a vida "olhando para trás".
-
1. Mudanças
zoom_out_map
1/16 (Chance Chan/Files)
São Paulo - As décadas passam e as empresas precisam repensar estratégias, reiventar seus negócios, se adaptar ao presente e ao futuro. As empresas de
tecnologia, ligadas a um setor tão volátil e mutável, precisam estar ainda mais atentas aos ventos da mudança. Entre essas transformações, está a mudança de logos, logotipos e identidades visuais. Pode acreditar: nem sempre a
Apple foi uma maçã.
Confira, na galeria de imagens, exemplos de grandes evoluções visuais ao longo das décadas em 14 companhias de tecnologia.
-
2. 1. Yahoo!
zoom_out_map
2/16 (Reprodução)
O
Yahoo! passou de dois logos confusos e coloridos para um logotipo mais simples. Primeiro em vermelho, depois em roxo. Hoje a cor roxa está totalmente atrelada à marca.
-
3. 2. Google
zoom_out_map
3/16 (Reprodução)
O
Google sempre teve o conceito de letras coloridas e divertidas. O que mudou, ao longo dos anos, foram as cores, a ordem delas e a fonte usada. De fontes mais gordas e estreitas para fontes mais finas e elegantes.
-
4. 3. Apple
zoom_out_map
4/16 (Reprodução)
A
Apple teve o conceito da maçã desde o começo. A diferença é que era uma imagem preto e branco com Isaac Newton ao pé de uma árvore, em referência à história de que uma maçã caiu em cima de sua cabeça e lhe deu a ideia para formular a teoria da gravidade. Depois, só restou a maçã.
-
5. 4. Samsung
zoom_out_map
5/16 (Reprodução)
O logo da
Samsung passou de algo repleto de referências coreanas e orientais para um design mais simples. Primeiro, com três estrelas. Depois, as cores azul e branca - que se tornaram icônicas para a marca.
-
6. 5. Microsoft
zoom_out_map
6/16 (Reprodução)
A
Microsoft passou de uma fonte totalmente estilizada cheia de curvas e linhas para o seu tradicional logotipo preto das décadas de 90 e 2000. Em 2012, uma grande mudança, com a referência colorida ao Windows.
-
7. 6. Nokia
zoom_out_map
7/16 (Reprodução)
A
Nokia passou de um assustador peixe em seu primeiro logo para o tradicional azul em logotipo sóbrio.
-
8. 7. AT&T
zoom_out_map
8/16 (Reprodução)
A
AT&T começou com a referência do sino em seu logo. Depois, passou para a esfera. Ambos representando comunicação e conexão.
-
9. 8. IBM
zoom_out_map
9/16 (Reprodução)
A
IBM sempre gostou de siglas. Primeiro, como empresas separadas: ITR (de International Time Recording Company) e CSC (Computing Scale Company). Da união das duas, surgiu a CTRC (Computing-Tabulating-Recording Company) e, depois, a IBM (International Business Machines Corporation).
-
10. 9. HP
zoom_out_map
10/16 (Reprodução)
A
HP manteve o seu logo sempre em uma mesma linha. O estilo do H e do P dos dias de hoje é quase idêntico ao estilo do primeiro logo. Vez ou outra, o logo trazia o nome dos fundadores: Hewlett e Packard.
-
11. 10. Intel
zoom_out_map
11/16 (Reprodução)
A
Intel pouco mudou ao longo dos anos, mantendo a cor do logotipo e estilo da fonte.
-
12. 11. Amazon
zoom_out_map
12/16 (Reprodução)
A
Amazon passou de feios logos em seus primeiros anos para um preto sóbrio, até chegar na combinação preto e amarelo clássica.
-
13. 12. Dell
zoom_out_map
13/16 (Reprodução)
A
Dell mudou apenas duas vezes. Primeiro, em 1989, o clássico azul e o "e" de Dell estilizado. Depois, o mesmo logotipo dentro de um círculo.
-
14. 13. Xerox
zoom_out_map
14/16 (Reprodução)
A
Xerox passou do nome Haloid para logotipos mais limpos e simples com o nome "Xerox" até chegar em sua clássica cor vermelha. O logo atual se tornou menos simples: ainda vermelho, mas com nova fonte e acompanhado de uma bola.
-
15. 14. PlayStation
zoom_out_map
15/16 (Reprodução)
A marca
PlayStation, da Sony, sempre esteve na linha de símbolos coloridos e brincadeiras com as letras de seu nome. Do amarelo/vermelho/azul, passou por diversas combinações de formatos e cores até chegar no clássico P e S interligados.
-
16. Agora confira as marcas que começaram ligadas à guerra
zoom_out_map
16/16 (Reprodução)