Invest

Site lança comparador de consórcios de imóveis

Plataforma compara taxas e apresenta estimativa do valor necessário para dar um lance e ser contemplado

Fazem parte do novo comparador quatro players do mercado, que juntos representam mais de 70% do segmento (Virojt Changyencham/Getty Images)

Fazem parte do novo comparador quatro players do mercado, que juntos representam mais de 70% do segmento (Virojt Changyencham/Getty Images)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 24 de maio de 2021 às 07h00.

O comparador de financiamentos de imóveis Melhortaxa amplia sua atuação e lança agora uma ferramenta que reúne ofertas de consórcios imobiliários. A consulta é gratuita.

"O perfil dos vendedores desse tipo de produto financeiro pode ser bastante agressivo. Então o consumidor acaba fechando o negócio sem entender bem as vantagens e desvantagens do produto. Nosso papel é orientar da documentação até a assinatura do contrato”, disse Paulo Chebat, CEO da Melhortaxa no Brasil, à EXAME Invest.

Como aproveitar a retomada para ganhar com imóveis? A EXAME Academy fará de você um especialista no setor. Assine

Fazem parte do novo comparador quatro players do mercado, que juntos representam mais de 70% do segmento. "Preferimos, no lançamento, buscar empresas com maior credibilidade no mercado. Nas empresas menores as informações não são tão claras", complementa o executivo.

Chebat assume que a comparação entre consórcios pode ser complexa, mas aponta que a ferramenta optou por mostrar, inicialmente, as informações mais básicas. "O objetivo é que o consumidor saiba quais são as principais pontos de atenção na hora de contratar o consórcio".

Principais ponderações

A principal informação comparável entre os planos oferecidos pelas administradoras de consórcios, é a taxa de administração. Atualmente ela pode variar de 11% a 25% ao ano. Apesar de fixa, a taxa oscila entre as administradoras e grupos.

A ferramenta também mostra se a administradora permite dar lance fixo ou livre ou com uso do FGTS (algumas limitam o porcentual de lance que utiliza recursos do fundo). A Melhortaxa também consegue oferecer uma estimativa de porcentual do quanto é necessário juntar para dar um lance e ser contemplado em cada grupo.

Mas Chebat reforça que esses pontos são iniciais. "À medida em que a integração com parceiros avançar, iremos adicionar mais filtros. Há algumas inovações que vêm sendo feitas no mercado, mas preferimos começar pelo básico e entender se esses novos benefícios são, de fato, reais".

Pré-análise de crédito evita distrato na contemplação

Ao usar a plataforma quem busca um consórcio de imóveis tem a chance de encontrar um grupo mais indicado ao seu perfil de crédito. Isso porque a Melhortaxa busca solucionar um gargalo, que é a venda que não considera se o cliente irá, de fato, ter capacidade de pagar pelo crédito no futuro.

"O consumidor contemplado com a carta de crédito passa por uma análise bastante criteriosa, que verifica se ele terá capacidade de continuar a pagar pela cota. Caso não seja aprovado, terá de esperar mais pela contemplação ou pedir a devolução do dinheiro. Isso causa muita frustração e prejuízo com multas. Queremos evitar esse problema junto com nossos parceiros", explica Chebat.

Financiamento ou consórcio?

A ideia da plataforma é, no futuro, permitir ao consumidor comparar qual é o mais recomendado para o seu objetivo: o consórcio ou financiamento. "Em geral o financiamento é mais indicado para quem deseja morar no imóvel no curto prazo. Já o consórcio é recomendado para quem deseja morar no imóvel no prazo de dois a três anos", conta Chebat.

Atualmente, as taxas de financiamentos de imóveis e do consórcio são equiparáveis, mas dependendo da taxa de administração cobrada pela administradora o consórcio pode sair mais em conta para determinado perfil de cliente. O importante, diz o executivo, é comparar o Custo Efetivo Total (CET) de ambos os tipos de créditos.

Acompanhe tudo sobre:ConsórciosConsórcios de imóveisDinheiroguia-de-imoveisImóveisorcamento-pessoalplanejamento-financeiro-pessoal

Mais de Invest

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Alavancagem financeira: 3 pontos que o investidor precisa saber

Boletim Focus: o que é e como ler o relatório com as previsões do mercado

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio