Invest

Saiba que os brasileiros valorizam na hora de buscar um imóvel

A vontade de mudar de imóvel é um desejo comum entre os brasileiros no cenário atual, mostra levantamento da Imovelweb

Imóveis com quintal, em bairros seguros e próximos a supermercados estão entre as prioridades (André Nazareth/CasaCor/Reprodução)

Imóveis com quintal, em bairros seguros e próximos a supermercados estão entre as prioridades (André Nazareth/CasaCor/Reprodução)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 7 de abril de 2021 às 15h59.

  • Pesquisa da Imovelweb aponta que 78% querem mudar de imóvel no cenário atual
  • A preferência é por imóveis com mais espaço e que tenham varanda ou quintal
  • Cerca de 70% dos entrevistados priorizam a busca por bairros seguros

 

Se você já teve vontade de mudar de casa desde o início da pandemia de coronavírus saiba que você não está sozinho. A vontade de mudar de imóvel é um desejo comum entre os brasileiros no cenário atual. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo portal Imovelweb e divulgada com exclusividade pela EXAME Invest. A resposta foi apontada por 78% dos entrevistados.

De acordo com os dados, os principais motivos para a mudança são vender o imóvel e mudar para outro, procurar por um imóvel com mais espaços livres e o sonho de ter a casa própria.

Como aproveitar a retomada para ganhar com imóveis? A EXAME Academy fará de você um especialista no setor.

Para a maioria (55,13%), a mudança deve ocorrer dentro de seis meses, enquanto 31,35% querem se mudar dentro de um ano, 8,51% dentro de dois anos e 5,02% depois de mais de dois anos. 

Mais espaço  

A procura por mais espaço é uma das características presentes no período de isolamento social. Passando mais tempo em casa, muitas famílias procuram por quintais, varandas e quartos extras onde possam montar seus escritórios.  O levantamento pediu para os entrevistados apontarem o que mais priorizam em seu novo imóvel, sendo que era possível escolher mais de uma opção.

O resultado foi o seguinte: 38,39% apontaram um quintal ou um terraço; 27,85% querem um imóvel em um condomínio fechado; 27,22% procuram uma varanda; 26,91% querem um imóvel maior; 21,48% querem mais ambientes; 16,68% buscam por um jardim; 16,13% querem um imóvel fora da periferia da cidade.

Para 79%, a localização do imóvel é muito importante, enquanto 16% dizem que depende da situação e 5% apontam que não é a prioridade.

O levantamento também apontou o que os participantes mais buscavam em um novo bairro e o mais apontado foi a segurança (69,37%). As demais preferências são: ter supermercado perto (43,20%); ter fácil acesso ao transporte público (34,79%); possuir áreas de lazer ou espaços próximos (26,17%); proximidade com praças/parques (22,52%); ser perto do local de trabalho (21,20%); ser perto de espaços gastronômicos, como bares e restaurantes (19,17%); perto de escolas (12,37%); outros motivos (15,21%). 

A pesquisa mostra que 69,4% dos entrevistados disseram que estão à procura de um imóvel para comprar e 30,6% querem alugar. Para estes, o preço das propriedades e a falta de ofertas de imóveis na área de interesse são os dois maiores problemas na busca por imóvel.

Acompanhe tudo sobre:ApartamentosComprasfinanciamento-de-imoveisguia-de-imoveisImobiliáriasImóveis

Mais de Invest

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Alavancagem financeira: 3 pontos que o investidor precisa saber

Boletim Focus: o que é e como ler o relatório com as previsões do mercado

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio