Os 12 casamentos mais caros da história
Entre bolos, vestidos e convidados ilustres, veja os enlaces que se notabilizaram pelo preço
Gabriela Ruic
Publicado em 14 de outubro de 2011 às 18h26.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h34.
São Paulo – Casar é caro e qualquer pessoa em sã consciência sabe disso. Mas há pessoas que nem pensam em fazer contas e optar por serviços mais baratos na hora de organizar o casamento. Gastos com passagens aéreas para todos os convidados, bolos extravagantes e vestidos exclusivos fazem parte do show dos endinheirados. E para mostrar casamentos espetaculares, a exemplo do recente enlace entre Príncipe William e Kate Middleton, a publicação Business Insider elaborou uma lista com as uniões mais caras da história. Veja nas próximas páginas casais que não se importaram com a pressão na conta bancária na hora do tão aguardado “Sim”.
O casamento mais caro da história foi a união real entre o Príncipe Charles e Lady Di. O enlace custou na época 40 milhões de dólares, que equivalem, atualmente, a 110 milhões de dólares. Uma quantia expressiva, gasta no evento que posteriormente foi descrito por Diana como “o pior dia da minha vida”. Estima-se que boa parte do valor tenha sido gasto no vestido bufante usado por Lady Di e em 28 bolos que levaram 14 dias para ficarem prontos.
Em 2005, o casal indiano, ela, filha de um magnata do aço, e ele, banqueiro e investidor, gastaram, aproximadamente, 65 milhões de dólares na celebração. Entenda: os convites foram enviados em caixas de prata, e dentro, um kit com passagem aérea e voucher para hotel cinco estrelas em Paris. As festividades se dividiram entre o Palácio de Versailles e outro castelo do século XVI. A cantora pop Kylie Minogue foi uma das atrações do casamento, que foi “refrescado” por vinhos do château Mouton Rothschild, e bolsas de grife recheadas de joias como “lembrancinha” para os convidados.
Estima-se que o casamento real, que aconteceu há apenas dois dias, tenha custado 34 milhões de dólares. O suficiente para colocá-los entre os mais caros da história. Na conta real, há 800.00 dólares em flores e 80.000 dólares pagos no bolo.
O casamento de um dos jogadores de futebol mais bem pagos da história e sua namorada da adolescência custou 8 milhões de dólares. No caderninho de despesas, lista-se o voo fretado para 65 convidados para Genova, baile de máscaras em um iate milionário e o casamento propriamente dito, que aconteceu em um castelo medieval.
A conta do casamento da filha do ex-presidente Bill Clinton foi de 5 milhões de dólares. Dentre os custos, 600.000 dólares em tendas com ar condicionado central, 11.000 dólares em um bolo, um vestido assinado pela estilista favorita das noivas endinheiradas, Vera Wang, e a presença ilustre de Oprah Winfrey.
A estrela Liza Minnelli casou-se em 2002 com o produtor David Gest, em uma cerimônia que custaria atualmente cerca de 4,2 milhões de dólares. De acordo com a Business Insider, a união deve ser considerada a maior reunião de estrelas do alto escalão de Hollywood. Entre os convidados, estavam amigos íntimos de Liza, como Michael Jackson e Elizabeth Taylor. A festa foi animada por uma banda que contou com a participação de gênios da música como Stevie Wonder, Tony Bennett e Natalie Cole. O casal gastou 700.000 dólares em flores e 40.000 no bolo.
O casamento aconteceu em 1991 e, na época, custou 2,5 milhões de dólares que corrigidos equivalem a 4 milhões de dólares. Elizabeth, que dispensa apresentações, casou com um pedreiro, na casa de Michael Jackson, o famoso rancho da Terra do Nunca, na Califórnia. Dentre os convidados, o próprio Michael, que cantou durante a festa, Liza Minnelli e Nancy Reagan.
O rockstar gastou cerca de 3,6 milhões de dólares em 2002 na união com a ativista ambiental e ex-modelo Heather Mills. Com tema indiano, o casamento foi realizado na Irlanda, com direito a shows de dançarinos típicos, buffet vegetariano, 145.000 dólares em flores e 150.000 em fogos de artifício. Outra atração do casamento foi a apresentação da música “Heather”, por ninguém mais, ninguém menos que Ringo, George e, logicamente, Paul. Quase todos os membros da maior banda de rock da história cantarem no seu casamento? Não tem preço. O que quase também não teve preço foi o fracasso da união, que culminou com o divórcio mais caro da história.
A união entre atriz e milionário aconteceu em 2007 e custou 2,6 milhões de dólares. A primeira parte do casamento, que durou oito dias, de acordo com tradições indianas, aconteceu na Inglaterra e depois, continuou firme e forte, na Índia, país de origem do noivo. Dentre os gastos, cerca de 300.000 dólares em jatos particulares que voaram para a Índia e 100.000 dólares em hospedagens.
A cantora e o produtor musical figuram na 10ª posição entre os casórios mais caros da história, tendo gasto cerca de 2,2 milhões de dólares. Na lista de despesas, um vestido de gosto duvidoso, feito pela grife Christian Lacroix, que custou 80.000 dólares. Os festejos acontecram na região do Napa Valley, na Califórnia.
Avaliado em 2,2 milhões de dólares, o casamento do casal de atores foi realizado em um castelo nos arredores de Roma, na Itália. Dentre os convidados, tão estrelados quando o casal, estavam Will Smith e esposa, Jennifer Lopez, David Beckham e outros. Dentre os custos arcados, nada menos que 900.000 dólares serviram apenas para o transporte de convidados até o local da comemoração e 180.000 dólares custearam as bebidas alcoólicas. Nada mal para um casal adepto da cientologia.
O enlace entre os astros aconteceu em 2005 e, com as devidas correções monetárias, custou o equivalente a 1,6 milhão de dólares. O casamento, que foi celebrado no salão nobre do Plaza Hotel, em Nova York, parecia mais um evento para agentes secretos que uma festa. Os convites foram impressos com uma espécie de tinta invisível ao olho nu e hologramas. O vestido da noiva, desenhado pela Maison Christian Lacroix, custou a bagatela de 140.000 dólares, enquanto que a tiara usada pela atriz foi avaliada em 300.000 dólares. Na lista de convidados, grandes nomes do cinema como Jack Nicholson, Sean Connery e Michael Caine.