Minhas Finanças

Onde investir para comprar um carro de 30 mil reais?

Internauta questiona se investir em CDBs ou LCIs pode ser melhor do que na poupança se o objetivo é comprar um carro


	Carro com dinheiro no compartimento do combustível: CDB rende mais do que a poupança
 (Stock.xchng)

Carro com dinheiro no compartimento do combustível: CDB rende mais do que a poupança (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2014 às 06h00.

Dúvida do internauta: Decidi iniciar uma poupança para comprar um carro na faixa de 30 mil reais. Pretendo poupar cerca de 300 reais por mês pelos próximos 12 meses para garantir ao menos uma entrada. A minha pergunta é: seria mais rentável aplicar em CDB (Certificado de Depósito Bancário) ou até mesmo em LCI (Letra de Crédito Imobiliário) do que aplicar na poupança?

Resposta de Samy Dana e Alex del Giglio*:

A estratégia de se planejar e fazer um esforço de poupança mensal para dar uma entrada na compra de um carro é excelente, pois quanto menor for o valor do financiamento, menores serão os custos e juros incidentes, além de ser possível conseguir maiores descontos.

Considerando a atual conjuntura de manutenção ou elevação da taxa Selic, que agora está nos 11% ao ano, os CDBs e as LCIs tendem a ter uma remuneração maior do que a da caderneta de poupança.

Na aplicação em CDBs, por exemplo, qualquer um que pague acima de 80% do CDI (taxa que fica próxima à Selic e serve como referência para aplicações de renda fixa) já será mais vantajoso do que a caderneta de poupança. 

Já as LCIs, como são isentas de imposto de renda, poderiam pagar até menos do que 80% do CDI e mesmo assim seriam mais vantajosas que a poupança. A maioria dos bancos, no entanto, não oferece remunerações menores do que 80% do CDI, seja para as LCIs ou para os CDBs.

Cabe observar que os bancos maiores - que são mais seguros - normalmente exigem aplicações iniciais superiores a 300 reais, o que torna as LCIs inacessíveis no seu caso (saiba como escolher entre CDB, LCI e LCA).

Sendo assim, no nosso atual cenário econômico, recomendamos a aplicação em CDBs atrelados ao CDI. Você poderá ter um ganho mensal de, aproximadamente, 0,1 ponto percentual acima da caderneta de poupança por mês.

No entanto, a decisão entre aplicar na caderneta de poupança ou no CDB deve sempre ser reavaliada, pois depende dos cenários de expansão ou contração da Selic, da remuneração oferecida pelo banco (no caso dos CDBs) e dos prazos de aplicação e resgate. 

Veja quais são as corretoras mais seguras para investir em CDBs e LCIs.

(*) Samy Dana é Ph.D. em Business, professor da FGV e coordenador do Núcleo de Cultura e Criatividade GV Cult. É consultor de empresas nacionais e internacionais dos setores real e financeiro e de órgãos governamentais, além de autor de livros de finanças pessoais. Esta resposta foi escrita em parceria com Alex Del Giglio, economista pela Univerisidade de São Paulo (USP), com extensão em finanças pela ESC Bordeaux e mestrado em Administração pela FGV. Responsável pela área educacional da Prime Finance Investimentos AAI Ltda., com sede em Manaus.

Perguntas, críticas e observações em relação a esta resposta? Deixe um comentário abaixo!

Envie suas dúvidas sobre planejamento financeiro e investimentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosdicas-de-financas-pessoaisImigraçãorenda-pessoalVeículos

Mais de Minhas Finanças

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2752: prêmio acumulado é de R$ 58,1 milhões

Receita libera consulta ao 3º lote de restituição do IR 2024; veja como consultar

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 61 milhões

Ministério da Justiça realiza leilão de 54 quilos de ouro; veja como participar

Mais na Exame