- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Especulômetro EXAME-Loft: cenário melhora para compra de imóvel
Indicador aponta a diferença entre o valor de anúncio de imóvel e o de registro em cartório, para ampliar a transparência do mercado e economizar tempo e dinheiro das partes
Modo escuro
Prédios residenciais na zona sul de São Paulo: preços estáveis na maior parte dos bairros na região | Foto: Germano Lüders/EXAME (Germano Lüders/Exame)
Publicado em 7 de janeiro de 2022 às, 11h29.
O mercado imobiliário continua a se ajustar às novas condições de taxas de juros mais altas e preços pressionados. A mais recente edição do Índice Especulômetro EXAME-Loft revela que o cenário ficou mais favorável para quem está interessado em comprar.
O índice traz duas informações relevantes de mercado para quem vai comprar ou vender: a diferença percentual entre o valor de anúncio do imóvel e o efetivamente registrado em cartório com o contrato acertado entre as partes (veja a explicação mais detalhada da metodologia mais abaixo). E o preço médio do metro quadrado nas transações, em ambos os casos, em dez dos principais bairros de São Paulo.
No trimestre encerrado em outubro passado -- a metodologia leva em conta trimestres móveis para ampliar a precisão estatística --, a diferença de preços caiu em três dos dez bairros: Paraíso, Vila Nova Conceição e Vila Olímpia.
Gráfico do Especulômetro EXAME-Loft com a diferença de preços do anúncio inicial ao fechamento de contrato de compra e venda de imóveis na cidade de São Paulo
O indicador é resultado de uma parceria da EXAME com a Loft, uma das principais startups dedicadas ao mercado de imóveis no país e uma das líderes em compra e venda com sua plataforma digital.
A segunda boa notícia da nova edição do Especulômetro EXAME-Loft está relacionada aos preços médios de compra e venda: um bairro, a Vila Nova Conceição, passou a apresentar tendência de queda nos preços no trimestre encerrado em outubro. E dois bairros -- Alto da Lapa e Vila Mariana -- tiveram tendência de aumento, um a menos do que na edição anterior do indicador, do trimestre até setembro.
O indicador considera uma tendência quando há variações em dois períodos seguidos na mesma direção (duas altas, por exemplo), das quais uma ao menos da ordem de 5%. Ou quando há uma variação de 10% em um período.
Gráfico do Especulômetro EXAME-Loft com o preço médio de venda de imóveis em bairros de São Paulo
"A Vila Nova Conceição teve queda considerável no valor efetivamente transacionado e também na diferença entre esse valor e o que é anunciado. Ou seja, o preço na região está mais interessante e, ao mesmo tempo, o valor anunciado está mais próximo do real", afirmou Daniel Scalli, diretor de Engenharia e Data Science da Loft.
"Também chama a atenção a Vila Olímpia, que já esteve entre as maiores diferenças entre os valores anunciado e transacionado, mas teve duas quedas seguidas nessa diferença", apontou o líder em dados da Loft.
A diferença de preços na Vila Olímpia chegou a ser de 32,07% no trimestre encerrado em agosto, mas caiu sucessivamente para 20,52% e 19,03%. O preço médio de transação subiu no trimestre encerrado em setembro e se manteve estável em outubro, o que sugere que os valores de anúncio estão mais próximos da realidade.
Entenda a metodologia
O "Especulômetro" mede, por meio de uma ferramenta de precificação desenvolvida pela Loft, a diferença percentual entre o preço de anúncio pelo proprietário em diferentes plataformas digitais em dez dos principais bairros da cidade de São Paulo, maior mercado do país. e o valor de fechamento do contrato entre as partes, registrado em cartório nas matrículas dos imóveis.
A ferramenta de precificação considera mais de 250.000 imóveis de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte que registraram alguma transação nos últimos dez anos.
O objetivo é levar informação para todas as partes envolvidas, ampliando a transparência do mercado e reduzindo a chamada assimetria de informações. Isso permite uma negociação de valores mais prática, poupando tempo e dinheiro das duas partes.
Últimas Notícias
Calendário Bolsa Família de dezembro: pagamento será antecipado; veja datas
Há 5 horas
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara
Desktop investe no interior e alcança 1 milhão de clientes de internet banda larga em São Paulo
CPFL fortalece sua estratégia ESG com compromissos ambiciosos para 2030
Uso de dados será principal desafio na gestão de pessoas em 2024
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.