Exame Logo

Como sacar o "dinheiro esquecido" nos bancos

O valor exato do montante que poderá ser resgatado será revelado após o cidadão fazer login com conta de nível ouro ou prata no Gov.br

Dinheiro esquecido: a transferência será por meio de Pix (EXAME/Exame)
Drc

Da redação, com agências

Publicado em 14 de fevereiro de 2022 às 17h08.

Última atualização em 14 de fevereiro de 2022 às 17h58.

O Banco Central lançou nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, a consulta pelo novo site do Sistema Valores a Receber ( https://valoresareceber.bcb.gov.br/ ). Para acessar o novo site, será necessário informar o CPF, em caso de pessoa física, ou o CNPJ, em caso de empresa. Segundo o Banco Central, há cerca de R$ 8 bilhões esquecidos nos bancos.

Neste primeiro momento, a ferramenta lançada informará apenas se o cidadão tem ou não dinheiro a receber. Caso tenha dinheiro a receber, no momento da consulta, a pessoa será informada sobre a data e período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente.As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário abaixo:

Veja também

Segunda etapa

Se a pessoa tem dinheiro a receber é necessário fazer um cadastro no site Gov.br . Será exigido um cadastro nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrato. Veja orientações abaixo:

Como resgatar o dinheiro

      Na data agendada no sistema do Banco Central, acesse novamente o site Valores a Receber e solicite a transferência. É neste momento que o consumidor saberá o montante disponível para transferência. O dinheiro deve ser depositado via Pix, TED ou DOC pelo banco em até 12 dias úteis.

      Perdeu a data do calendário?

      Quando o cidadão receber o agendamento, é importante conferir se foi para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h. Se esquecer ou perder a data e o período, não tem problema. A orientação do Banco Central é que a pessoa consulte novamente e receba a mesma informação.

      Não deixe de voltar ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados. Se não comparecer nessa data e período, a pessoa terá de voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário acima. A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h.

      Se também perder o sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28 de março. Se não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, isso não afetará o direito sobre os recursos a devolver. O dinheiro continuará guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até seja solicitado o resgate.

      Acompanhe tudo sobre:Banco CentralBancosConsumidoresDinheiroPIX

      Mais lidas

      exame no whatsapp

      Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

      Inscreva-se

      Mais de Invest

      Mais na Exame