Invest

Caixa inicia pagamento da parcela de agosto do programa 'Pé-de-Meia' na próxima segunda-feira, 25

O pagamento da parcela de agosto do programa Pé-de-Meia beneficiará 3,4 milhões de estudantes

Pé-de-Meia: saiba como deve funcionar pagamentos de agosto (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Pé-de-Meia: saiba como deve funcionar pagamentos de agosto (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 22 de agosto de 2025 às 14h01.

Última atualização em 22 de agosto de 2025 às 14h42.

A Caixa inicia na segunda-feira, 25, o pagamento da parcela de agosto referente ao Programa Pé-de-Meia. Cerca de 3,4 milhões de estudantes serão beneficiados.

Os valores do incentivo serão creditados nas contas Poupança Caixa Tem, abertas automaticamente em nome do estudante. A transferência dos recursos poderá ser feita preferencialmente pelo aplicativo Caixa Tem.

Neste mês também será pago o Incentivo à Conclusão para estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) aprovados no primeiro semestre de 2025. O valor estará disponível para saque após a confirmação da conclusão do ensino médio pelo Ministério da Educação (MEC).

Pagamento de acordo com o mês de nascimento

O pagamento dos incentivos será realizado de forma escalonada, seguindo o mês de nascimento do estudante. Para acessar os valores, o estudante pode movimentar os recursos pelo app Caixa Tem.

O estudante tem a opção de solicitar gratuitamente o cartão Pé-de-Meia pelo aplicativo, o que permite o uso de recursos para compras e pagamentos. Além disso, é possível sacar os valores nos terminais de autoatendimento, mesmo sem o cartão, mediante a identificação biométrica cadastrada.

Consulta de informações e status de pagamento

Informações sobre o programa, regras, status dos pagamentos e dados escolares estão disponíveis no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC. Para mais detalhes sobre o pagamento do benefício, é possível consultar os aplicativos Caixa Tem ou Benefícios Sociais, além dos sites do Ministério da Educação e da Caixa.

A Caixa atua como agente operador do Fundo de Custeio da Poupança de Incentivo à Permanência e Conclusão Escolar para Estudantes do Ensino Médio (Fipem), responsável pela gestão dos recursos, e como agente financeiro, utilizando as contas para o pagamento dos incentivos indicados pelo Ministério da Educação.

Benefícios do programa Pé-de-Meia

O Programa Pé-de-Meia, instituído pela Lei n° 14.818/2024, oferece incentivo financeiro a alunos do ensino médio regular e EJA que demonstrem frequência escolar adequada e cumpram as regras do programa.

Além das parcelas mensais, há um bônus anual de R$ 1.000 para estudantes aprovados no ano escolar. Estudantes que comprovarem participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao final do 3º ano recebem um valor adicional de R$ 200, pago em parcela única.

Acompanhe tudo sobre:GovernoCaixaEstudante

Mais de Invest

Compra de material escolar vira um 'inferno' na Amazon dos EUA

Sem café? Greve de funcionários da Starbucks em Nova York completa três semanas

Jovens na Coreia do Sul abandonam sonho da casa própria para investir em ações

Metaverso dá prejuízo bilionário à Meta, que estuda cortes no setor