Caixa baixa juros do financiamento imobiliário e do cheque especial
Taxa mínima para casa própria vai a 6,5% ao ano e, no cheque especial, vai variar de 4,95% a 8% ao mês
Juliana Elias
Publicado em 12 de dezembro de 2019 às 11h36.
Última atualização em 12 de dezembro de 2019 às 12h16.
São Paulo - Um dia após uma nova redução da Selic, a taxa básica de juros do país, a Caixa Econômica Federal anunciou a redução de seus juros cobrados tanto no cheque especial quanto no financiamento imobiliário para clientes com relacionamento com o banco.
No crédito imobiliário, clientes que recebem seu salário pelo banco pagarão juros de 6,5% ao ano mais a TR, taxa de referência do sistema financeiro que atualmente está zerada.
De acordo com a Caixa a redução foi de 0,25 ponto percentual e vale apenas para os financiamentos atrelados à TR, nas diferentes modalidades (Sistema Financeiro de Habitação - SFH e o Sistema Financeiro Imobiliário - SFI). A Caixa também possui financiamento imobiliário atrelado à inflação.
Já os juros do cheque especial saíram de 8,99% ao mês para 8% ao mês. Para os clientes que optarem pelo pacote de relacionamento com o banco, que inclui, por exemplo, o recebimento do salário em conta Caixa, o cheque especial sai de 4,99% ao mês para 4,95% ao mês - a média do mercado para o cheque especial, de acordo com o Banco Central, gira em torno dos 12% ao mês.
As novas taxas começam a valer em 2 de janeiro de 2020.