AES Eletropaulo pode ser multada por apagão, diz Procon
Fundação prevê ainda que haverá novos grandes apagões até fevereiro de 2012
Da Redação
Publicado em 9 de fevereiro de 2011 às 23h23.
São Paulo - A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) notificou nesta quarta-feira a AES Eletropaulo e prevê que haverá novos grandes apagões até fevereiro de 2012, quando deverá ser inaugurada uma nova subestação de energia na capital paulista. A nova subestação tiraria a sobrecarga da central que falhou nesta terça-feira e prejudicou 2,5 milhões de pessoas na capital e três cidades da Grande São Paulo. A concessionária tem até 24 de fevereiro para dar explicações sobre as últimas ocorrências, sob pena de multa de 6 milhões de reais e abertura de processo administrativo.
Esta é a terceira vez que o Procon-SP apura interrupção no fornecimento de energia elétrica na região metropolitana. Em março de 2010, a AES Eletropaulo foi autuada devido a mais de 600 ocorrências na capital, que levaram a uma multa de 2,8 milhões de reais. De novembro até hoje foram mais de 15. O blecaute desta terça-feira foi provocado por um desligamento na subestação Bandeirantes da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep), que trabalha no limite.
De acordo com Carlos Oscarelli, assessor chefe do Procon-SP, há grandes riscos de que novas falhas levem a outros apagões. "Existe uma obra em andamento, que é uma nova subestação (Piratininga 2, em Interlagos), com previsão de conclusão para fevereiro de 2012. O Procon vai monitorar todo esse período porque há grandes riscos de novas ocorrências. As empresas estão fazendo redistribuição de carga, mas são medidas paliativas".