UBS negocia para adquirir Credit Suisse, diz jornal
Autoridades do país querem chegar a um acordo para estancar a crise de confiança no setor bancário
Redação Exame
Publicado em 17 de março de 2023 às 20h14.
Última atualização em 17 de março de 2023 às 20h38.
O banco UBS está em negociações para assumir total ou parcialmente o Credit Suisse, segundo informações do Financial Times publicadas nesta sexta-feira, 17. Os conselhos dos dois maiores bancos da Suíça devem se reunir no final de semana, separadamente, para tratar do tema.
O Banco Nacional da Suíça (o Banco Central suíço) e o regulador dos mercados de capitais do país estão por trás das negociações na tentativa de retomar a confiança no setor bancário do país, disseram as fontes ao FT. O movimento ocorre dias depois que o banco central suíço concedeu uma linha de crédito de emergência de 50 bilhões de francos suíços para estancar uma crise de liquidez no Credit Suisse.
O UBS tem, atualmente, um valor de mercado de US$ 56,6 bilhões. Na sexta-feira, as ações do Credit Suisse fecharam com um valor de US$ 8 bilhões.
O que pode acontecer se o Credit for vendido ao UBS?
Kian Abouhossein, do JPMorgan, prevê que, se o UBS assumisse o Credit Suisse, faria uma IPO da CS Swiss, fecharia o banco de investimento do Credit Suisse e manteria os braços de gerenciamento de ativos e patrimônio.
O analista diz, porém, que fechar o banco de investimento do Credit Suisse implicaria 9,7 bilhões de francos suíços em custos de reestruturação, embora rendesse algo em torno de 64 bilhões de francos suíços.
Veja também