Invest

São Paulo quer mais governança no time e convoca 'investor day' em telão da Nasdaq

Anúncio em espaço tradicionalmente usado por empresas que fazem IPO convoca torcedores para evento on-line

São Paulo FC na Times Square: anúncio em Nova York convoca torcedor para prestação de contas (Divulgação)

São Paulo FC na Times Square: anúncio em Nova York convoca torcedor para prestação de contas (Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 20 de dezembro de 2025 às 12h10.

O São Paulo Futebol Clube levou ao centro do mercado financeiro global a discussão sobre seu balanço e os desafios fora de campo. Um vídeo de divulgação do São Paulo Day passou a ser exibido no telão principal da Nasdaq, na Times Square, espaço normalmente associado a IPOs e anúncios corporativos de grande porte. A escolha do local não foi casual. A proposta é usar um símbolo do mercado de capitais para ampliar e qualificar o debate sobre a situação financeira e a gestão do clube, afirma o SPFC.

A presença na Nasdaq sinaliza uma tentativa de aproximar o futebol das práticas de governança e transparência comuns ao mercado financeiro, indicando que o debate sobre o São Paulo vai além do desempenho esportivo e envolve também gestão, finanças e estrutura institucional.

Espaço para debate

Pela primeira vez, o clube abrirá esse tipo de discussão ao vivo e para os torcedores. O objetivo é permitir que a torcida acompanhe, de forma direta, debates técnicos sobre balanço financeiro, modelo de governança e estatuto, reforçando o papel do torcedor como parte interessada no futuro do clube.

Entre os temas previstos estão um raio-x das finanças, o tamanho das dívidas trabalhistas e fiscais, contingências judiciais, capacidade de investimento e competitividade esportiva.

O encontro também deve abordar modelos de gestão no futebol brasileiro, experiências internacionais, o futebol como indústria global e diferentes estruturas de Sociedade Anônima do Futebol (SAFs) adotadas no Brasil e no exterior.

Em meio às discussões sobre mudanças na governança do futebol brasileiro, o São Paulo Day tenta se posicionar como um espaço de debate menos passional e mais técnico, inspirado em práticas já consolidadas fora do país.

Painel internacional

A iniciativa terá continuidade com um painel internacional marcado para 6 de abril de 2026, que deve reunir executivos do futebol europeu, especialistas em governança, economistas, investidores, advogados ligados a SAFs, além de ex-jogadores e ídolos do clube.

A proposta é discutir sustentabilidade financeira, modelos de gestão e os desafios do futebol moderno, sem transformar o debate em peça promocional.

A aposta é que o São Paulo Day ajude a amadurecer a conversa sobre o clube, conectando tradição, transparência e uma visão mais pragmática de gestão.

Acompanhe tudo sobre:São Paulo Futebol ClubeFutebol

Mais de Invest

WEG, Bradesco e Sabesp: empresas correm para aprovar dividendos antes de IR

Ao bloquear conteúdo para assinante 'básico', Netflix traz 'Black Mirror' para vida real

Ibovespa sobe com bolsas de NY, mas fecha com perda semanal de 1,43%

Dólar fecha em leve alta, a R$ 5,52, e avança 2,19% na semana