Invest

Por que a queda dos juros dos EUA pode ser um mau sinal para as Bolsas?

Segundo Roberto Attuch, CEO da Ohmresearch, a grande preocupação agora é com o crescimento da economia americana, que tem levado o mercado a questionar o call de reflação

Lucro das empresas caiu pressionado por aumento dos juros  (Vertigo3d/Getty Images)

Lucro das empresas caiu pressionado por aumento dos juros (Vertigo3d/Getty Images)

PB

Paula Barra

Publicado em 6 de julho de 2021 às 19h41.

Última atualização em 7 de julho de 2021 às 08h58.

Uma queda dos juros normalmente é interpretada como um sinal positivo para os mercados acionários, uma vez que torna a renda fixa menos atrativa, e vice-versa. Mas, neste momento, a baixa do rendimento dos títulos públicos americanos começa a levantar um sinal de preocupação no mercado: de que o auge da recuperação da economia dos Estados Unidos pode ter ficado para trás.

Tal alerta foi dado por Roberto Attuch, CEO e fundador da Ohmresearch, no programa Examinando a Bolsa desta terça-feira 6.

Segundo Attuch, o pico das preocupações com inflação dos EUA aconteceu em março deste ano, mas, de lá para cá, o Federal Reserve conseguiu controlar as expectativas. "O que está acontecendo agora [que levou o rendimento dos títulos do governo americano para a casa de 1,35% nesta sessão, contra patamar superior a 1,7% em março] é uma preocupação com a economia dos EUA", disse.

Invista com a assessoria do maior banco de investimentos da América Latina. Abra sua conta no BTG Pactual digital.

"A economia americana deve crescer 7% este ano e isso já está no preço. Mas a grande questão é se a desaceleração no ano que vem será de 2,5% a 3,5% ou se vai ser algo entre 1,5% a 2%. Se for entre 1,5% a 2%, aí talvez tenhamos um pouco de problema e uma reprecificação dos mercados. O que aconteceu hoje acho que foi exatamente isso, o mercado questionando o call de reflação [ou seja, de ativos ligados a setores mais cíclicos]", explicou.

Como reflexo, as ações de crescimento mostraram uma performance superior aos papéis de valor. Enquanto o Nasdaq (índice americano que concentra ações de tecnologia, ou de crescimento) subiu 0,17% nesta sessão, o Dow Jones, ligado aos setores da velha economia, caiu 0,6%.

"A principal questão está nas incertezas quanto à aprovação do plano de infraestrutura do presidente Joe Biden", destacou Attuch no programa.

O Examinando a Bolsa é transmitido ao vivo, às 17h30, de segunda à sexta-feira no Instagram e Youtube da EXAME Invest

Veja abaixo a edição completa desta terça-feira:

https://www.instagram.com/tv/CQ__rodB2vs/?utm_source=ig_web_copy_link

Acompanhe tudo sobre:PetróleoAçõesIbovespaInflaçãowall-streetDow Jones

Mais de Invest

Ibovespa acompanha NY e firma queda com pressão de Petrobras e bancos

'Miramos 15% de retorno em 2026', diz CFO do Banco do Brasil sobre rentabilidade

Banco do Brasil deve enfrentar 2026 desafiador, admite Tarciana Medeiros

Por que ações do Banco do Brasil sobem mesmo com queda de 40% no lucro