Invest

Petrobras e Prio fecham acordo para uso de infraestrutura de gás natural

Contratos entraram em operação comercial no dia 1º de janeiro de 2025

Dutos do Terminal de Cabiúnas: Prio poderá usar infraestrutura de gás natural (Agência Petrobras/Divulgação)

Dutos do Terminal de Cabiúnas: Prio poderá usar infraestrutura de gás natural (Agência Petrobras/Divulgação)

Daniel Giussani
Daniel Giussani

Repórter de Negócios

Publicado em 3 de janeiro de 2025 às 08h55.

Priorizar nos meus resultados Google
Tudo sobrePetrobras
Saiba mais

A Petrobras (PETR4) firmou um acordo com a Prio (PRIO3) que permite à petroleira independente acessar o Sistema Integrado de Escoamento de gás natural da Bacia de Campos (SIE-BC) e a Unidade de Tratamento de Gás de Cabiúnas (UTGCAB).

Na prática, a Prio vai utilizar a malha de gasodutos para escoar e processar o gás natural proveniente dos campos de Frade, onde a empresa detém 100% de participação, e Albacora Leste, com 90% de participação, localizados na Bacia de Campos.

Os contratos entraram em operação comercial no dia 1º de janeiro de 2025.

Com essa medida, a Petrobras cumpre com as disposições da Lei do Gás, possibilitando o acesso negociado às infraestruturas de escoamento e processamento.

“A companhia tem a preocupação de contribuir com o fortalecimento de um mercado de gás natural aberto, sustentável e competitivo, com diversidade de agentes em todos os elos da cadeia”, afirma o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Mauricio Tolmasquim.

Além da Prio, a companhia já possui contratos para compartilhamento de infraestruturas de escoamento e processamento com outras nove produtoras nas Bacia de Santos (SP e RJ), Bacia de Campos (RJ), Polo Catu (BA) e Polo Cacimbas (ES).

(Com informações da Agência Petrobras)

Acompanhe tudo sobre:PetrobrasPrio

Mais de Invest

De Minecraft ao Mickey: empresas ligadas ao mercado infantil movimentam R$ 9,4 bi na B3

Inflação nos EUA e indicadores no Brasil: o que move os mercados nesta semana

Mega da Virada 2026 terá sorteio em data diferente; prêmio é estimado em R$ 1 bilhão

Receita Federal leiloa 34 mil fones e 11 mil smartwatches nesta semana