Invest

No radar: Smiles-Gol, Eletrobras, Copom e Fed e o que move o mercado

Semana cheia para definição de rumos da política monetária no Brasil e nos EUA; horário de verão nos EUA leva bolsa brasileira a fechar uma hora mais cedo, às 17h

Gol e Smiles: assembleia de acionistas nesta segunda pode decidir pela aceitação da proposta de incorporação feita pela companhia aérea (Divulgação/Divulgação)

Gol e Smiles: assembleia de acionistas nesta segunda pode decidir pela aceitação da proposta de incorporação feita pela companhia aérea (Divulgação/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2021 às 05h27.

Última atualização em 15 de março de 2021 às 07h57.

A terceira semana de março começa com a atenção de investidores voltada para a reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, na terça e na quarta, dias 16 e 17. Nos Estados Unidos, nos mesmos dias, o Federal Reserve (o Fed) também se reúne, o que torna a semana importante para a definição de rumos da política monetária.

Na esfera corporativa, acionistas da Smiles (SMLS3) se reúnem em assembleia que pode selar a aceitação da proposta de incorporação feita pela Gol (GOLL4) em dezembro passado. A agenda de resultados do quarto trimestre de 2020 terá como destaque a divulgação dos números da Eletrobras (ELET3; ELET6), depois do fechamento do mercado.

Veja a seguir os principais acontecimentos desta segunda-feira, 15, e da semana:

Novos horários para a B3

Começou o horário de verão nos Estados Unidos, e a diferença de fuso de Nova York para São Paulo passou a ser apenas de uma hora. Como de costume, a B3 antecipa em uma hora o fechamento do mercado à vista, das 18h para as 17h. A abertura continua às 10h, enquanto o mercado de futuros abre às 9h.

No horário brasileiro, a Bolsa de Nova York e a Nasdaq passam a operar uma hora mais cedo, das 10h30 às 17h.

Assembleia da Smiles

Acontece nesta segunda a partir das 9h a assembleia de acionistas da Smiles para discutir a proposta da Gol de incorporação da companhia que administra o seu programa de milhagem. Há dúvidas no mercado sobre se os acionistas vão aprovar uma das duas propostas apresentadas pela companhia aérea, uma privilegiando o pagamento em dinheiro mais uma parte em ações da Gol; e a outra invertendo essa relação em termos de dinheiro e ações.

Entenda o que está em jogo e as posições de cada parte em matéria na EXAME In

Resultado da Eletrobras

Maior empresa do setor elétrico, a Eletrobras apresenta os números operacionais e financeiros do quarto trimestre depois do fechamento do mercado. A teleconferência com analistas será na terça. Será a despedida de Wilson Ferreira Junior, que anunciou no início do ano que ficaria como presidente da estatal apenas até este mês.

O governo do presidente Jair Bolsonaro ainda não apresentou o nome do substituto de Ferreira Junior, que em tese se despede amanhã do cargo. O nome é aguardado com atenção por investidores e analistas depois do forte desgaste deste início com as sinalizações do presidente de querer uma ingerência do Executivo na gestão das estatais.

Outras divulgações de resultados

A semana será cheia para o setor de incorporadoras de imóveis residenciais. Nesta segunda, a Direcional (DIRR3) e a Mitre (MTRE3) divulgam seus resultados depois do fechamento do mercado. Também será conhecido o balanço da Hidrovias do Brasil (HBSA3) no fim do dia.

Reuniões do Copom e do Fed

A semana terá uma reedição da Super Quarta para os investidores, com o anúncio dos juros tanto no Brasil como nos Esatados Unidos. Por aqui, as projeções apontam para o primeiro aumento da taxa básica de juros, a Selic, desde junho de 2015.

Sob o comando de Roberto Campos Neto, a Selic caiu para os menores patamares de sua história, passando de 6,5% no início de 2019 para os atuais 2% ao ano.

A maioria das apostas de analistas é a de um aumento de 0,50 ponto percentual pelo Copom, levando a taxa para 2,5% ao ano, mas há projeções para 2,25% e até 2,75%, diante do aumento das expectativas de inflação e da deterioração do cenário tanto do ponto de vista político como fiscal. Haverá também atenção ao comunicado divulgado com a decisão.

Nos EUA, há consenso de que o Fed vai manter a taxa no intervalo vigente entre zero e 0,25 ponto percentual. A expectativa maior é pela conferência de imprensa que o presidente do Fed, Jerome Powell, vai conceder meia hora depois da divulgação da decisão, às 15h30 de Brasília na quarta-feira.

A semana terá ainda mais duas reuniões de bancos centrais de países ricos: a do Bank of England na quinta, 18, e do Banco Central do Japão na sexta-feira, 19.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:EletrobrasInflaçãoFed – Federal Reserve SystemBanco CentralJurosCopomRoberto Campos Neto

Mais de Invest

Meta quer demitir 20% dos funcionários para investir em IA, diz agência

Raízen renegocia R$ 65 bilhões. O que muda para as ações da empresa?

iFood bate novo recorde diário com mais de 22 milhões de pedidos em um fim de semana

Alta do ouro leva bancos na China a impor limites para operações