Minério de ferro sobe com a expectativa de que o governo de Pequim defina meta de crescimento de cerca de 5% em 2024 (Germano Lüders/Exame)
Agência de notícias
Publicado em 2 de janeiro de 2024 às 13h54.
O minério de ferro subiu para uma nova máxima em 18 meses depois que o presidente da China, Xi Jinping, prometeu fortalecer a economia e a criação de empregos no maior produtor de aço do mundo.
A commodity chegou a avançar 2%, dias depois de seu primeiro ganho anual em três anos, mesmo em meio à lenta recuperação econômica da China ao longo de 2023. Além das diversas propostas para impulsionar a economia nos últimos meses, Xi prometeu em mensagem à nação pela TV no domingo “consolidar e fortalecer o ‘momentum’ da recuperação econômica e trabalhar para alcançar um desenvolvimento econômico estável e de longo prazo”.
A expectativa é de que o governo de Pequim defina meta de crescimento de cerca de 5% em 2024. Esse objetivo poderia ajudar a indústria siderúrgica do país, que foi atingida pela turbulência no setor de incorporadoras imobiliárias.
Há novos sinais de estagnação da demanda na China: o índice de gestores de compras da indústria siderúrgica caiu de 48,2 para 46 em dezembro – um valor abaixo de 50 indica retração.
Ainda assim, produtores de aço podem esperar um crescimento percentual baixo de um dígito no ano novo, puxado pela tendência positiva iniciada no segundo semestre de 2023, gastos em infraestrutura e forte investimento em energia renovável, disseram em relatório os analistas da Bloomberg Intelligence Grant Sporre e Michelle Leung.
Um indicador privado da atividade industrial da China subiu pelo segundo mês consecutivo em dezembro, sinalizando certo aquecimento na recuperação da economia.