Repórter colaborador
Publicado em 23 de setembro de 2024 às 07h05.
Última atualização em 23 de setembro de 2024 às 07h05.
O euro recuava 0,5% no início desta segunda-feira (para US$ 1,11) e os rendimentos dos títulos alemães para 10 anos caíam 2,16% após o PMI de serviços na França vir menor que o esperado pelo mercado. Na Ásia, os índices de ações subiram depois que a China anunciou planos para um raro briefing econômico na terça-feira, além de cortar uma taxa de juros de curto prazo.
Após a diminuição dos juros nos EUA na semana passada, os investidores estão aguardando comentários dos membros do Fed, incluindo os presidentes regionais Raphael Bostic e Austan Goolsbee na segunda-feira.
Na China, qualquer sinal de que algum estímulo está a caminho pode impulsionar os mercados de forma mais ampla após dados decepcionantes levantarem preocupações de que o país não atingirá sua meta de expansão anual (5%), de acordo com a Bloomberg.
A economia francesa experimentou uma forte desaceleração pós-Olimpíadas em setembro, com o PMI Composto caindo de 53,1 para 47,4 neste mês, segundo dados divulgados nesta segunda-feira.
A turbulência política, desencadeada pelo governo remodelado do presidente Emmanuel Macron minou a confiança dos investidores. O primeiro-ministro Michel Barnier disse que seu novo governo pode aumentar impostos para grandes empresas e os mais ricos na busca para reparar os déficits orçamentários.
Na Alemanha, os sociais-democratas de Olaf Scholz conseguiram brecar o avanço do partido extremista Alternativa para a Alemanha, que parecia estar pronto para vencer no estado de Brandemburgo.Já a secretária do Tesouro do Reino Unido, Rachel Reeves, deve dar uma "mensagem mais positiva e otimista" sobre o futuro da economia na conferência anual do Partido Trabalhista. Isso ocorre depois que o governo foi criticado por derrubar a confiança dos investidores com mensagens pouco animadores sobre o estado da economia. Mesmo assim, os títulos de 10 anos do governo caíam 3,88% nesta segunda.
Ainda pela Europa, os bancos centrais da Suécia e da Suíça discutem novas taxas de juros nesta semana.. Na sexta-feira, os traders estarão atentos aos dados sobre gastos e renda nos EUA para obter mais pistas sobre a força da economia após o corte de 50 pontos-base na taxa da semana passada.