Exame Logo

Ibovespa hoje: bolsa cai no último pregão do ano após anúncio de novos ministros

Lula anunciou os 16 nomes que faltavam para fechar a composição ministerial; presidentes das estatais devem ser divulgados amanhã

Painel de cotações da B3: Ibovespa opera em alta no último pregão do ano (Germano Lüders/Exame)
BQ

Beatriz Quesada

Publicado em 29 de dezembro de 2022 às 10h42.

Última atualização em 29 de dezembro de 2022 às 18h28.

O Ibovespa perdeu força e caiu nesta quinta-feira, 29, último pregão do ano – a bolsa ficará fechada amanhã, 30. Já o dólar, que chegou a cair mais de 1% contra o real pela manhã, encerrou o dia em alta.

Leia também: Bolsa em 2022: Ibovespa sobe 4,7% no acumulado do ano, marcado pela volatilidade

Veja também

Para analistas, a queda pode ser explicada pela baixa liquidez na bolsa, com o mercado já de olho no Ano Novo. “Contribui para a baixa liquidez o fato desse último ser o último pregão do ano, e segunda ser feriado nas principais economias do mundo, o que tira o apetite dos investidores para dormirem posicionados”, afirma Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil Investimentos.

No campo político, o foco dos investidores se voltou para o anúncio da equipe ministerial de Lula.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira, 29, os 16 nomes que faltavam para fechar a composição de seus ministérios para 2023.

A expectativa era de que o presidente eleito anunciasse, além dos ministros, os novos presidentes da Petrobras, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A definição do comando das estatais deve ficar para amanhã, mas Lula antecipou que os dois bancos serão comandados por mulheres.

Leia também: Prio, Weg, IRB: conheça as maiores altas e baixas do Ibovespa no governo Bolsonaro

Na bolsa, uma das influências negativas para o dia vem da Petrobras, papel que tem a segunda maior participação na carteira teórica do Ibovespa. As ações reagem à queda do petróleo no mercado internacional.

A commodity recua de olho na China, onde crescem as preocupações com a disparada de casos de Covid com a reabertura econômica.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresIbovespa

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame