Com risco fiscal no radar, Ibovespa fecha abaixo dos 120 mil pontos e cai quase 1% na semana
Na agenda dos indicadores, o destaque ficou com o IBC-Br, que veio abaixo do esperado
Repórter de finanças
Publicado em 14 de junho de 2024 às 10h36.
Última atualização em 14 de junho de 2024 às 17h28.
O Ibovespa fechou esta sexta-feira, 14, no zero a zero, ainda abaixo dos 120 mil pontos. O índice caiu 0,91% na semana, que foi marcada pelos temores do mercado com o risco fiscal do País.
Ibovespa hoje
- IBOV: +0,079% aos 119.662 pontos
Hoje, as declarações do presidente Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Isaac Sidney, após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), acalmaram os investidores, mas não foram suficientes para reverter as perdas da semana.
A Petrobras (PETR3; PETR4) também pressionou o índice para baixo, caindo mais de 2% após a B3 suspender as negociações das ações. A empresa divulgou nesta tarde um fato relevante indicando novos membros para diretoria. Os detalhes, abaixo:
Entenda a reunião entre Haddad e Febraban
Haddad se reuniu com a Febraban e representantes de grandes bancos em São Paulo para discurtir os últimos desdobramentos sobre o cenário fiscal. "Saímos convencidos desse encontro de que o ministro Haddad não só está determinado a buscar o equilíbrio das contas do governo, [como] para também expandir esse diálogo para o Congresso Nacional, e com todo o empresariado brasileiro", afirmou o presidente da Febraban, segundo nota publicada pelo Valor.
As falas parecem ter acalmado o mercado, que havia perdido a confiança no ministro. Isso porque Haddad se reuniu na semana passada com representantes do setor bancário em uma reunião fechada, e circularam falas suas sobre possíveis mudanças no arcabouço fiscal. Apesar do ministro negar a informação, a preocupação entrou no radar instalado.
Ontem, em entrevista a jornais, o presidente da federação, Isaac Sidney, demonstrou apoio a Haddad, mas disse que o ajuste fiscal só pela receita “colapsou". Outros fatores que colaboraram com a falta de confiança do mercado no ministro, é a devolução do Senado de sua medida provisória (MP) que limita a compensação de crédito do PIS/Cofins para a manutenção da política de desoneração da folha de empresas e municípios até 2027. Haddad disse não ter "plano B" para compensar a desoneração depois da devolução da MP.
Também nesta quinta-feira, 13, em uma tentativa de contornar a situação, Haddad disse que o governo vai colocar propostas na mesa e manter um ritmo mais intenso de trabalho sobre a agenda de cortes de gastos, fazendo uma revisão ampla de despesas. Ao lado da ministra do Planejamento, Simone Tabet (MDB), Haddad disse que, juntos, o governo fará uma "revisão ampla, geral e irrestrita de gastos para 2025".
Petrobras (PETR4)
Por meio de fato relevante, a nova presidente da petroleira, Magda Chambriard, indicou três novos membros para a composição da diretoria:
- Fernando Melgarejo, para diretoria executiva financeira e de relacionamento com investidores;
- Renata Baruzzi para diretoria executiva de engenharia, tecnologia e inovação;
- Sylvia dos Anjos, para diretoria executiva de exploração e produção.
As indicações ainda serão submetidas aos procedimentos internos de governança corporativa. Entre elas, as análises de conformidade e integridade necessárias ao processo sucessório, além da apreciação do Comitê de Pessoas. Em seguida, passam por aprovação do Conselho de Administração.
Após o anúncio, as ações da petroleira fecharam o dia em queda próxima de 2%.
- Petrobras (PETR4): - 2,20%
- Petrobras (PETR3): - 1,05%
IBC-Br
Na agenda dos indicadores, pela manhã, o destaque ficou com a divulgação do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Brasil), conhecido como a prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O índice ficou praticamente estável, avançando apenas 0,01% em abril, frente à queda de 0,34% em março.O número veio abaixo do consenso LSEG que previa uma alta de 0,45% no mês.Em comparação a abril de 2023, o indicador registrou alta de 4,01%, enquanto em 12 meses, o índice avançou 1,81%. No ano, a expansão foi de 2,08%.
“O IBC-Br mais baixo indica que o crescimento econômico não está tão vigoroso, ou mais fraco do que se esperava e, em teoria, prejudica a previsão de rentabilidade de negócios e de atividades brasileiras, o que pode afastar um pouco o investidor estrangeiro”, afirma Leonel Mattos, analista de Inteligência de Mercado da StoneX.
Entretanto, o especialista explica quea grande preocupação dos analistas e de investidores são as expectativas de pressões inflacionárias futuras no país e um crescimento econômico mais baixo está associado com uma redução dessas pressões.“Então o dado de crescimento mais baixo nesse momento pode levemente tranquilizar os investidores”, diz.
Dólar hoje
O dólar fechou em alta de 0,28%, cotado a R$ 5,382. Na véspera, a moeda fechou a sessão em queda de 0,73% aos R$ 5,367.
Como é calculado o índice Bovespa?
Principal índice de ações da bolsa brasileira, a B3, o Ibovespa é calculado em tempo real, baseado na média do desempenho dessa carteira teórica de ativos, cada uma com seu peso na composição do índice.
Funcionando como um termômetro do desempenho consolidado das principais ações para o mercado, cada ponto do Ibovespa equivale a 1 real. Por isso, se o IBOV está em 100.000 pontos, isso quer dizer que o preço da carteira teórica das ações mais negociadas é de 100.000 reais.
Que horas abre e fecha a bolsa de valores?
O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h45. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 16h55.