Invest

Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) puxam Ibovespa pra cima

Mineradora sobe mais de 5% na bolsa acompanhando desempenho do minério de ferro na China

Ibovespa: mercado está de olho em Petrobras (Germano Luders/Exame)

Ibovespa: mercado está de olho em Petrobras (Germano Luders/Exame)

Publicado em 8 de abril de 2024 às 10h27.

Última atualização em 27 de maio de 2024 às 10h55.

O Ibovespa fechou esta segunda-feira, 8, em alta, acompanhando a disparada dos papéis da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4). A mineradora e a petroleira tem 12% do índice cada uma, e são os papéis de maior peso na carteira teórica do Ibovespa.

Ibovespa hoje

  • IBOV: +1,63%, aos 128.857 pontos

As ações da Vale avançaram 5,5% na esteira da valorização do minério de ferro. Os preços futuros da commodity subiram 3,19% hoje e bateram o valor mais alto desde 26 de março na bolsa de Dalian, na China. A expectativa é que o gigante asiático anuncie novas medidas para fortalecer o setor ligado ao aço. Siderúrgicas brasileiras, como CSN Mineração (CMIN3) e Usiminas (USIM5) ficam entre as maiores altas da bolsa hoje.

  • Usiminas (USIM5): + 5,85%
  • Vale (VALE3): + 5,46%
  • CSN Mineração (CMIN3): + 4,71%

Outro papel de destaque no pregão foi o da Petrobras (PETR4), que fechou em alta na expectativa de um possível anúncio de dividendos adicionais - e de uma definição sobre quem será o CEO da companhia. Na semana passada, rumores da saída de Jean Paul Prates da estatal e possibilidade de Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), assumir o cargo, instaurou uma crise na companhia.

Os papéis ampliaram alta no final do pregão após declarações de Fernando Haddad, ministro da Fazenda. Haddad afirmou que a troca de comando da estatal não é da sua alçada e que as discussões sobre a distribuição de dividendos extraordinários estão encaminhadas. Segundo o ministro, o conselho de administração da companhia deve discutir o assunto ainda este mês.

  • Petrobras (PETR3): + 1,43%
  • Petrobras (PETR4): + 1,39%

Na agenda desta semana, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), um dos principais indicadores econômicos americanos, será divulgado na quinta-feira, 11, além da ata do Fomc (comitê de política monetária dos EUA).

Na Europa, haverá a reunião do Banco Central Europeu (BCE) para decidir o rumo da política monetária por lá - e a expectativa é que as principais taxas de juro de mantenham inalteradas. Por aqui, destaque para a divulgação na quarta-feira, 10, do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Maiores altas do Ibovespa hoje

  • Dexco (DXCO3): +5,85%
  • Usiminas (USIM5): + 5,85%
  • Vale (VALE3): + 5,46%

Maiores baixas do Ibovespa hoje

  • Braskem (BRKM5): -2,84%
  • IRB (IRBR3): - 2,60%
  • Pão de Açúcar (PCAR3): - 2,61%
Acompanhe tudo sobre:Ibovespabolsas-de-valoresAçõesPetrobras

Mais de Invest

Empresa de telemedicina desiste de versão alternativa do Wegovy nos EUA

Como declara investimento em ações no Imposto de Renda 2026

Pix fora do ar? Forma de pagamento passa por instabilidades neste sábado, 7

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA