Invest

Ibovespa a 165 mil pontos? Itaú BBA aumenta aposta em Brasil e eleva projeção para bolsa

Analistas avaliam que bolsa está com valuation atrativo, negociando abaixo da média histórica

Painel de cotações da B3: expectativa de Itaú BBA é que Ibovespa alcance 165.000 pontos ao final de 2025 (Germano Lüders/Exame)

Painel de cotações da B3: expectativa de Itaú BBA é que Ibovespa alcance 165.000 pontos ao final de 2025 (Germano Lüders/Exame)

Beatriz Quesada
Beatriz Quesada

Repórter de Invest

Publicado em 3 de setembro de 2024 às 16h02.

Última atualização em 3 de setembro de 2024 às 16h16.

O Itaú BBA aumentou a aposta em Brasil e elevou o preço-alvo do Ibovespa para 165.000 pontos ao final de 2025 – quase 14% a mais do que os 145.000 pontos esperados para o final deste ano. Os analistas liderados por Daniel Gewehr destacaram que estão com alocação maior no Brasil do que no restante da América Latina. 

Entre os motivos, está o valuation atrativo na média histórica. O Earnings Yield Gap – múltiplo que estima a razão entre lucro e preço ajustado à taxa de juros real de títulos públicos – está em 6,3%, acima da média de 4,9%.

Já o potencial de lucro das empresas brasileiras é descrito como “decente”: avanço próximo de 12% entre 2024 e 2025. Outro ponto é que os investidores de fora do país ainda não voltaram com força para a bolsa brasileira. “Os estrangeiros ainda são negativos líquidos nos fluxos acumulados no ano e atrasaram a realocação para ações para a indústria local. Os fundos de ações estão em 8,8% do total de ativos sob gestão da indústria de fundos, contra um pico recente próximo a 10%.”

O cenário macro, por outro lado, é visto como “ligeiramente negativo” devido às preocupações com as perspectivas fiscais e às incertezas com os próximos movimentos do Banco Central sobre a taxa de juros. A expectativa do mercado é que o BC suba a Selic na próxima reunião, nos dias 17 e 18 de setembro.

Escolha de ações 

O BBA estipulou quatro grandes temas para escolher as ações que mais podem aproveitar este momento. O primeiro são as chamadas bond proxies, papéis que têm comportamento semelhante a títulos e oferecem taxas internas de retornos reais (ITRs) de dois dígitos. Equatorial (EQTL3), Eletrobras (ELET3) e Santos Brasil (STBP3) entram nessa categoria. 

A recomendação envolve ainda empresas cíclicas consideradas de qualidade, como a construtora Direcional, o banco Bradesco e a bolsa B3. Em temas seculares, as empresas destacadas foram o grupo de serviços terceirizados GPS (GGPS3) e a operadora de saúde Rede D’Or (RDOR3). Para fechar, commodities com valuation atrativo incluem a companhia de celulose Suzano (SUZB3) e a petroleira PRIO (PRIO3).

Acompanhe tudo sobre:Ibovespaitau-bba

Mais de Invest

Juros em alta, bolsa também? Por que o ciclo de alta da Selic pode impulsionar as ações

BC libera saque de 'dinheiro esquecido' de empresas já fechadas; veja como consultar valores

Veja como calcular quanto tempo falta para você se aposentar usando a calculadora do INSS

Apesar de 'Pibão', Ibovespa cai sob o peso de commodities

Mais na Exame