Invest

Por que a Getnet estreou na bolsa em alta de mais de 100%?

Empresa de maquininhas do Santander registra fortes ganhos em dia negativo para bolsa brasileira

Papéis da empresa dispararam mais de 100% após início das negociações na bolsa | Foto: Cauê Diniz/ Divulgação (Cauê Diniz/B3/Divulgação)

Papéis da empresa dispararam mais de 100% após início das negociações na bolsa | Foto: Cauê Diniz/ Divulgação (Cauê Diniz/B3/Divulgação)

BQ

Beatriz Quesada

Publicado em 18 de outubro de 2021 às 16h53.

Última atualização em 18 de outubro de 2021 às 17h22.

As ações da empresa de pagamentos Getnet (GETT3/GETT4/GETT11) estrearam na bolsa nesta segunda-feira, 18, em alta superior a 100%. 

A empresa de maquininhas do Santander (SANB11) disparou com a concretização da cisão das companhias, aprovada em março deste ano. A operação permitiu aos papéis da Getnet serem negociados separadamente do banco. 

Os papéis com maior alta foram as ações ordinárias (GETT3), que subiram 143,24%. Já as preferenciais (GETT4) e as units (GETT11) fecharam o dia em altas de 96,44% e 63,91% -- essa última sendo a maior alta do Ibovespa no dia. Na máxima da sessão, os papéis avançaram mais de 300% mesmo com o dia negativo para a bolsa brasileira.

Para Phil Soares, chefe de análise de ações na Órama, o mercado premiou o viés tecnológico da empresa em seu primeiro dia de negociação, inserindo um possível crescimento da empresa no preço.

Outro ponto que pode explicar a forte alta é a própria cisão com o Santander. “É bastante normal flutuações bruscas nos preços dos spin offs, visto que o preço de referência foi calculado por métricas contábeis, e não de mercado. Vimos isso no spin off do Assaí, e agora estamos vendo novamente na Getnet”, afirma. Vale lembrar que o Assaí (ASAI3) disparou 386% em seu primeiro dia de negociação após a cisão com o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3).

Com a cisão, cada acionista do Santander recebeu uma fatia de 0,25% em ação ordinária, preferencial ou unit da Getnet para cada papel correspondente emitido pelo Santander Brasil.

O próximo passo da empresa é iniciar a negociação de suas ADSs (American Depositary Shares, ou certificados de depósitos de ações nos EUA) na bolsa americana. Cada ADS da Getnet será representada por duas units. A negociação dos papéis na Nasdaq começa a partir de 22 de outubro, sob o código GET.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAções

Mais de Invest

A queda da Barbie? Ações da Mattel despencam 24% após fraco desempenho no fim de ano

Domino’s nomeia um veterano do McDonald’s como seu novo CEO

País não sobrevive se metade das pessoas recebe cheque do governo, diz Stuhlberger

Produção da Petrobras cresce 19% no 4º trimestre, puxada pelo pré-aal