Fed, Vale, Santander, estreias de TC e Armac e o que mais move o mercado
Bolsas internacionais sobem com investidores de olho em resultados do segundo trimestre e à espera de Jerome Powell
Guilherme Guilherme
Publicado em 28 de julho de 2021 às 07h07.
Última atualização em 28 de julho de 2021 às 07h17.
As bolsas internacionais sobem na manhã desta quarta-feira, 28, enquanto investidores aguardam pela decisão monetária nos Estados Unidos e repercutem os resultados do segundo trimestre. No mercado americano, onde as big techs superaram as estimativas em balanços divulgados na última noite, o índice Nasdaq sobe 0,3% no mercado de futuros e o S&P 500, 0,2%. Na Europa, as bolsas apresentam altas sólidas, com o Stoxx 600 avançando 0,4%, com o índice CAC 40, da França, chegando a subir 0,8%.
Principal evento do dia, o Federal Reserve irá definir sua taxa de juros às 15h, com ampla expectativa de manutenção do patamar atual entre 0% e 0,25% ao ano. Mas as atenções estarão voltadas para o discurso de seu presidente, Jerome Powell, que deve dar mais detalhes sobre o horizonte dos estímulos monetários.
Embora a alta da inflação, que já supera 5%, possa sugerir algum ajuste, a decepção com os recentes dados da economia americana podem reforçar a visão de membros do Fed que ainda acreditam na necessidade de estímulos.
No Brasil, o dado econômico mais importante do dia será o de inflação ao produtor referente a junho. Na última divulgação, o índice de preço ao produtor ficou em 32,5% na comparação anual.
Estreias na B3
Nesta quarta, estreiam as ações da TC ( TRAD3 ) na B3, após terem saído por 9,50 reais em oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) realizado no início desta semana. Com a oferta, a empresa de serviços para traders levantou 700 milhões de reais, que devem ser utilizados em investimentos na própria plataforma e em aquisições.
Com a agenda de IPOs aquecida, outra ação irá estrear na B3 neste pregão, as da Armac ( ARML3 ). Voltada para locação de equipamentos mecânicos, a empresa conseguiu precificar suas ações no teto da faixa indicativa, a 16,63 reais, movimentando 1,5 bilhão de reais em IPO.
Vale
Empresa com maior participação no Ibovespa, a Vale (VALE3) irá divulgar seu resultado do segundo trimestre após o encerramento do pregão. A expectativa é de que a companhia apresente receita operacional líquida de 17 bilhões de dólares e ebitda ajustado de 12 bilhões de dólares, segundo estimativas colhidas pela Bloomberg.
Santander
Nesta manhã, o Santander (SANB11) abriu a temporada de resultados dos grandes bancos com lucro societário de 4,1 bilhões de reais no segundo trimestre. Além do resultado, o banco também anunciou que seu atual presidente Sérgio Rial irá deixar o cargo em dezembro, sendo substituído por Mario Opice Leão.
Weg
Ainda pela manhã, a WEG (WEGE3) irá apresentar seu balanço trimestral. A expectativa é de lucro líquido de 796,2 milhões de reais e receita operacional líquida de 5,26 bilhões de reais.
Resultados pós-mercados
Após o encerramento do pregão desta quarta, devem divulgar resultados Dexco (antiga Duratex, DXCO3), GPA (PCAR3), Movida (MOVI3), Multiplan (MULT3) e Odontoprev (ODPV3).
Reação aos balanços
Na última noite, Unidas (LCAM3), Assaí (ASAI3), Vivo (VIVT3) e Carrefour (CRFB3) apresentaram seus respectivos balanços do segundo trimestre. Com os resultados de todas elas superando as estimativas, o destaque ficou para o balanço da Vivo, que teve lucro líquido de 1,35 bilhão de reais, 43% superior ao esperado.