Invest

EXAME premia melhores gestores de fundos do mercado

Para chegar aos premiados, a EXAME definiu, com a ajuda de especialistas do mercado, uma metodologia que levou em consideração três fatores principais: performance, consistência do resultado e gestão de risco

Em momentos tão desafiadores, é importante reconhecer aqueles que conseguem servir de norte e demonstrar que é possível manter o crescimento mesmo em condições adversas (Germano Lüders/Exame)

Em momentos tão desafiadores, é importante reconhecer aqueles que conseguem servir de norte e demonstrar que é possível manter o crescimento mesmo em condições adversas (Germano Lüders/Exame)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 21 de março de 2023 às 06h14.

Última atualização em 21 de março de 2023 às 07h20.

Adaptação, estratégia e visão de mercado. Os últimos anos foram desafiadores no mercado financeiro e exigiram cada vez mais dos gestores de fundos de investimento. No mercado externo já havia uma preocupação com o aumento de juros e inflação. A situação piorou com uma possível crise bancária, que pode levar turbulência mercado de crédito e investimentos.

Internamente, os desafios não são poucos. Incertezas e indefinições foram turbinadas por um novo governo. Na falta de projetos concretos para o longo prazo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus assessores mais próximos esquentam o noticiário com pautas que ampliam ainda as dúvidas sobre a política fiscal. Separar o som do ruído é uma tarefa para os mais experientes gestores de investimento do Brasil. Para entregar retornos acima da concorrência, as melhores assets do país precisam escrutinar o cenário macro e transformar a leitura em ações micro para o curto, o médio, o longo prazo.

Em momentos tão desafiadores, é importante reconhecer aqueles que conseguem servir de norte e demonstrar que é possível manter o crescimento mesmo em condições adversas. É nesse contexto que a EXAME anuncia a premiação Melhores do Mercado 2023, mais completo e tradicional ranking de fundos de investimento do país, com mais de duas décadas de tradição e credibilidade.

O ranking vai destacar, homenagear e premiar os gestores dos melhores fundos de investimento do país nos últimos dois anos.A premiação será realizada nesta terça-feira, dia 21 de março, às 18h, em cerimônia fechada e transmitida ao vivo da Casa Charlô, em São Paulo, para os canais digitais da EXAME.

Para chegar aos premiados, a EXAME definiu, com a ajuda de especialistas do mercado, uma metodologia que levou em consideração três fatores principais: performance, consistência do resultado e gestão de risco.

A elaboração do ranking a partir da metodologia da EXAME em parceria com o BTG Pactual (mesmo grupo controlador da EXAME).Os fundos foram divididos em seis categorias, segundo a estratégia:

  • Renda Fixa Crédito Privado High Grade
  • Renda Fixa Debêntures Incentivadas
  • Multimercado Macro
  • Multimercado Long Short & Equity Hedge
  • Ações Long Bias
  • Ações Long Only

Haverá, por fim, a premiação de “Asset do Ano” para a gestora com desempenho mais destacado em diferentes categorias em 2022. Foram analisados cerca de 1.200 fundos que atenderam a critérios preestabelecidos, como PL (patrimônio líquido) mínimo na data de corte, médio e mínimo no período de análise e o fato de serem fundos abertos, entre outros. Os critérios exatos serão divulgados por ocasião da apresentação dos premiados.

“Estamos muito satisfeitos em premiar os melhores gestores do mercado de investimentos. O ranking da EXAME traz aspectos importantíssimos na avaliação desses fundos, premiando não apenas o desempenho relativo mas também a consistência e a gestão de riscos”, afirma Renato Mimica, coCEO da EXAME.

Acompanhe tudo sobre:Gestores de fundosInvestimentos-pessoaisMercado financeirobolsas-de-valoresCréditoExame Hoje

Mais de Invest

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Alavancagem financeira: 3 pontos que o investidor precisa saber

Boletim Focus: o que é e como ler o relatório com as previsões do mercado

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio