Invest

Dólar cai 0,26% e fecha com menor valor de 2025

Na semana, a moeda americana recuou 2,62% na comparação com o real, acumulando perda de quase 10% em 2025

Dólar: na semana, a moeda recuou 2,62% na comparação com o real, acumulando perda de 9,88% em 2025. (Designed by/Freepik)

Dólar: na semana, a moeda recuou 2,62% na comparação com o real, acumulando perda de 9,88% em 2025. (Designed by/Freepik)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 6 de junho de 2025 às 17h35.

Última atualização em 6 de junho de 2025 às 18h57.

O dólar fechou em queda de 0,26% nesta sexta-feira, 6, cotado a R$ 5,569, o menor valor desde outubro de 2024. Na semana, a moeda recuou 2,62% na comparação com o real, acumulando perda de 9,88% em 2025.

Investidores digeriam o relatório de emprego (payroll) acima do esperado nos Estados Unidos. O país criou 139 mil vagas em maio, resultado que atenuou parcialmente os temores sobre os impactos das tarifas do presidente Donald Trump sobre a atividade econômica americana.

“O payroll foi o grande evento do dia, trazendo impacto significativo sobre a curva de juros nos Estados Unidos. A reação dos títulos do Tesouro americano, com aumento expressivo das taxas, sustentou inicialmente um movimento global de valorização do dólar, refletindo também no mercado brasileiro e fazendo a moeda americana avançar na parte da manhã”, explica Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad.

Durante a tarde, no entanto, a moeda americana inverteu a direção no mercado doméstico. Nesse período, o real seguiu comportamento semelhante ao peso mexicano, destacando-se entre as poucas que conseguiram se valorizar frente ao dólar.

“Esse desempenho positivo pode ser explicado pelo retorno do otimismo do mercado à medida que se aproximam anúncios importantes sobre medidas fiscais. Este ambiente, combinado a uma reavaliação das perspectivas para a taxa Selic, impulsionou a recuperação e valorização do real na segunda metade do dia”, afirma Shahini.

Por aqui, o mercado segue esperando o pacote de medidas para compensar o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O governo federal enfrenta pressão para anunciar medidas que substituam a perda de arrecadação, mas o pacote fiscal só deve ser apresentado na próxima semana.

O que é o dólar à vista

O dólar à vista é o valor negociado no mercado de câmbio para liquidação imediata, geralmente em até dois dias úteis. Esse tipo de câmbio é amplamente utilizado por empresas e instituições financeiras em operações de curto prazo, oferecendo uma cotação com base no valor real de mercado no momento da transação.

O que é o dólar futuro

O dólar futuro é uma cotação projetada para contratos de compra e venda de dólares a serem liquidados em datas futuras. Esse tipo de dólar é negociado na Bolsa de Valores, permitindo que empresas e investidores se protejam contra a volatilidade cambial. A cotação do dólar futuro pode variar bastante, pois leva em consideração as expectativas do mercado sobre a economia.

Acompanhe tudo sobre:DólarCâmbio

Mais de Invest

Compra de material escolar vira um 'inferno' na Amazon dos EUA

Sem café? Greve de funcionários da Starbucks em Nova York completa três semanas

Jovens na Coreia do Sul abandonam sonho da casa própria para investir em ações

Metaverso dá prejuízo bilionário à Meta, que estuda cortes no setor