Invest

Banco digital do Mercado Livre quer ser um dos três maiores do Brasil

Estratégia do Mercado Pago é fortalecer sinergias entre as marcas para impulsionar a adoção do banco digital

Tulio Oliveira, vice-presidente sênior do Mercado Pago no Brasil e Pethra Ferraz, vice-presidente de marketing do Mercado Pago para a América Latina (Mercado Pago/Divulgação)

Tulio Oliveira, vice-presidente sênior do Mercado Pago no Brasil e Pethra Ferraz, vice-presidente de marketing do Mercado Pago para a América Latina (Mercado Pago/Divulgação)

Beatriz Quesada
Beatriz Quesada

Repórter de Invest

Publicado em 12 de abril de 2023 às 19h36.

Última atualização em 12 de abril de 2023 às 20h34.

O Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre, colocou a associação com a marca-mãe como uma de suas principais estratégias de negócios para 2023. O objetivo é alavancar o crescimento do braço financeiro na América Latina. No Brasil, a meta envolve galgar um espaço entre os maiores bancos digitais do país

“Nosso objetivo é estar entre os três primeiros bancos digitais nos próximos 18 a 24 meses”, afirmou Pethra Ferraz, vice-presidente de marketing do Mercado Pago para a América Latina, em coletiva com jornalistas nesta quarta-feira, 12. 

A empresa não abre qual é sua posição atual do Mercado Pago entre os concorrentes, mas esclarece que está buscando o top três em duas categorias: número de usuários e principalidade de contas. A principalidade acontece quando o cliente escolhe o banco como principal agregador da sua conta. 

“Não estamos competindo só com as fintechs das varejistas, estamos competindo com os principais bancos digitais do Brasil”, disse Tulio Oliveira, vice-presidente sênior do Mercado Pago no Brasil. Vale lembrar que existe um movimento do setor de varejo de criar fintechs dentro de casa, e vice-versa: os bancos digitais também estão investindo na adoção de marketplace próprio.

Nesse cenário, o trunfo do Mercado Pago é, justamente, fazer parte do Mercado Livre. “O nosso maior diferencial está no que conseguimos trazer em benefícios, soluções e produtos associados ao Mercado Livre. Começamos a trazer a associação mais direta para os usuários de tudo que eles têm a ganhar fazendo parte desse ecossistema”, defendeu Ferraz.

Estudos internos da empresa mostraram que menos de 50% fazem a associação direta entre o Mercado Pago e o Mercado Livre. A campanha de associação da marca principal do varejo com o braço do banco digital envolve não só o Brasil mas também México e Chile. A Argentina, país-sede da empresa, é uma exceção: por lá a associação entre as marcas está mais estabelecida.

Sinergias entre Mercado Pago e Mercado Livre

Uma das novidades anunciadas como sinergia entre as duas frentes da companhia é o lançamento de uma nova opção de financiamento de automóveis. A opção do seguro irá aparecer para o cliente que busca por um veículo na página do Mercado Livre Autos, facilitando a contratação.

A mesma estratégia se aplica ao mercado pet. Ao buscar produtos para animais no Mercado Livre, o cliente vai receber a oferta de assistência veterinária que pode ser contratada no hall de seguros do Mercado Pago.

Veja também

Acompanhe tudo sobre:Mercado LivreMercado Pago

Mais de Invest

Ibovespa cai e dólar sobe após cancelamento de reunião sobre pacote fiscal

Receita Federal atualiza declaração de bens para viajante; veja o que muda

Donald Trump Jr. aposta na economia conservadora com novo fundo de investimento

Unilever desiste de vender divisão de sorvetes para fundos e aposta em spin-off