Invest

AutoStore, maior IPO da Noruega em duas décadas, é avaliada em US$ 12,4 bi

A operação marca o maior IPO da Noruega em duas décadas. A AutoStore é, apoiada pela SoftBank e arrecadou 2,7 bilhões de coroas com a emissão das ações

Prédio da Bolsa de Valores de Oslo em Oslo, Noruega (Gwladys Fouche/Reuters)

Prédio da Bolsa de Valores de Oslo em Oslo, Noruega (Gwladys Fouche/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 20 de outubro de 2021 às 12h44.

A firma norueguesa de robótica AutoStore disse na quarta-feira que fixou o preço de sua oferta pública inicial de ações (IPO) em 31 coroas norueguesas por papel, o que avalia a companhia em 103,5 bilhões de coroas (12,4 bilhões de dólares).

A operação marca o maior IPO da Noruega em duas décadas. A AutoStore é, apoiada pela SoftBank e arrecadou 2,7 bilhões de coroas com a emissão das ações, enquanto os controladores existentes, Thomas H. Lee Partners, EQT e outros venderam ações no valor de 15,3 bilhões de coroas.

"O dinheiro que recebermos com o IPO será usado principalmente para reduzir dívida para um nível mais normal para uma empresa de capital aberto", disse o presidente-executivo, Karl Johan Lier, à Reuters.

Fundada em 1996, a AutoStore possui 20 mil robôs implantados em mais de 35 países para automatizar depósitos. A empresa, cujos clientes incluem ASDA, Gucci e Lufthansa, usa robôs para armazenar e recuperar produtos, permitindo que os clientes armazenem quatro vezes seu estoque no mesmo espaço.

Em abril, a SoftBank comprou uma participação de 40% na empresa norueguesa por 2,8 bilhões de dólares, avaliando a AutoStore em cerca de 7 bilhões de dólares na época.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresNoruegaIPOsSoftBank

Mais de Invest

Compra de material escolar vira um 'inferno' na Amazon dos EUA

Sem café? Greve de funcionários da Starbucks em Nova York completa três semanas

Jovens na Coreia do Sul abandonam sonho da casa própria para investir em ações

Metaverso dá prejuízo bilionário à Meta, que estuda cortes no setor