( krisanapong detraphiphat/Getty Images)
Jornalista freelancer
Publicado em 4 de outubro de 2023 às 17h59.
Última atualização em 5 de outubro de 2023 às 10h28.
Se você é novo no mercado de investimentos, certamente está um pouco perdido com tantas nomenclaturas, prazos e possibilidades de transação.
É muito comum que dúvidas envolvendo as datas de compra, venda e pagamento de dividendos surjam neste período, pois o que mais se espera é lucrar com os investimentos feitos.
Ao iniciar sua jornada na bolsa de valores com foco em dividendos, ou seja, benefícios distribuídos aos acionistas, é importante que se esteja familiarizado com dois termos bastantes usados: Data-Com e Data-Ex. São nomenclaturas que estão diretamente ligadas à compra, venda e pagamento destes dividendos.
Chamada também de data de custódia, a Data-Com é a data limite para que se compre uma determinada ação e tenha acesso ao pagamento de dividendos dentro daquele período.
Fizemos uma simulação de Data-com para você entender como funciona o pagamento de dividendos neste caso:
A Data-Ex é o dia seguinte ao Data-Com. Quando uma transação é feita a partir de 01 dia após a data limite para a participação da distribuição de dividendos, não é mais permitido o recebimento dos proventos gerados no período.
Assim como o exemplo do Data-Com, veja o que acontece quando você adquire ações após o prazo anunciado para pagamento de dividendos:
Quando uma ação é comprada na Data-Ex, o investidor estará apto a receber dividendos a partir da próxima distribuição projetada pela empresa.
É importante saber que cada distribuição é feita de acordo com o estatuto das empresas e que informações macro-ambientais podem influenciar nessas tomadas de decisão.
Sim, você pode vender ações depois da Data-com. Você já terá recebido os dividendos do período anterior, mas não terá direito aos dividendos do período seguinte referente às ações vendidas.
Mas fique ligado! Um atalho bastante compartilhado e não eficiente tem sido utilizado por criadores de conteúdo com relação à venda após o Data-com. Trata-se da possibilidade de comprar as ações na Data-Com, receber os dividendos e depois vendê-las na Data-Ex.
Para os iniciantes no assunto, a prática pode chamar atenção, mas assim que a distribuição de dividendos é feita, também é calculado um reajuste no valor da ação para compensar o montante pago aos acionistas, podendo não valer a pena a prática.
A resposta dessa pergunta é um pouco relativa, pois cada empresa definirá em seu estatuto qual será a política de distribuição e periodicidade dos dividendos.
Há empresas que fazem a distribuição mensalmente, outras trimestrais, semestralmente e até anualmente. Isso dependerá da ação escolhida na hora de investir.
Caso você não tenha um consultor financeiro, é importante estar alerta para os prazos de recebimento dos dividendos para não transacionar parte da carteira no momento errado.
No estatuto de cada empresa com capital aberto na bolsa de valores, há regras para a distribuição de lucros e dividendos. Estas regras podem ser alteradas pelo Conselho da empresa, mas tendem a se manter como quando estabelecidas, a fim de gerar maior confiança ao investidor.
A partir da periodicidade de data-com estabelecida pela empresa, é possível prever a data de recebimento. Então, basta se programar e esperar que a próxima rodada seja repartida, ou migrar o investimento sabendo que haverá uma valorização na ação para compensar a distribuição anterior.