Acompanhe:

Número de Identificação Social (NIS) é uma numeração que consiste em um cadastro que o Governo Federal realiza para conseguir identificar se um cidadão deve ou não receber benefício social.

Sendo assim, saber o número do NIS e se tem direito aos benefícios sociais é fundamental para qualquer investidor organizar as suas finanças.

O que é NIS?

NIS é o número de registro que a Caixa Econômica Federal faz dos cidadãos para que o empregador cadastre seus funcionários de forma online facilmente, garantindo assim os seus direitos trabalhistas. Assim, com essa numeração, é possível saber a quais benefícios sociais ele tem direito.

Portanto, caso questionem o que é NIS, basta informar que é um número que o governo dá aos trabalhadores para facilitar o seu recebimento de benefícios do governo.

Por exemplo: é possível citar o caso do recebimento e o recolhimento do Seguro Desemprego, do abono salarial, do FGTS e da aposentadoria - vale notar, no entanto, que a aposentadoria obtida por meio do governo não impede que uma pessoa faça investimentos para a aposentadoria e tenha uma vida mais confortável no futuro.

Dessa forma, pode-se ver que saber o número do NIS é muito importante para todos os trabalhadores, pois garante que seus direitos sejam garantidos.

Quem tem direito ao NIS?

Dentre as pessoas que têm direito ao NIS estão os trabalhadores associados a empresas privadas. Além disso, também podem ter acesso ao programa aqueles que recebem benefícios de programas sociais ou de políticas públicas com cadastro no MS, MEC e na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

Um diretor que não está empregado e que escolhe pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também tem direito ao NIS.

No caso dos trabalhadores associados a empresas privadas, o NIS é usado para identificar cada profissional para receber diversos benefícios trabalhistas, como abono salarial, FGTS, Seguro-Desemprego e outros.

Mas no caso das outras categorias, o número do NIS é usado não só para recebimento de benefícios, mas também para emissão de documentos e identificação para inclusão em políticas públicas.

Em resumo, quem tem direito ao NIS são:

  • Trabalhadores de empresas, cooperativas ou empregador pessoa física;
  • Beneficiários de Políticas Públicas;
  • Diretores não-empregados;
  • Beneficiários de Programas Sociais.

Como funciona o NIS?

O número do NIS consiste em uma sequência numérica com um total de 11 dígitos. Essa numeração está presente em documentos, como é o caso da Carteira de Trabalho.

O significado do NIS pode ser confuso para alguns, mas basta entender que essa numeração é pessoal de cada trabalhador, e facilita a sua identificação na hora de receber seus direitos.

Vale notar, no entanto, que o cadastro do NIS não deve ser feito pelo trabalhador: ele pode apenas atualizar e manter os dados presentes no seu registro. 

Assim, para cadastrar o NIS, é preciso ir em uma unidade da Caixa ou, para o caso de pessoas que recebem o Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), na prefeitura de sua cidade. 

Sem essa numeração, não é possível receber benefícios e direitos trabalhistas. Com o número, no entanto, é possível sacar os benefícios através da Caixa Econômica Federal.

Por exemplo: com o cadastro, o trabalhador pode sacar seu seguro desemprego para arcar com suas despesas ou até mesmo para deixá-lo rendendo no CDB ou poupança.

Para que serve o NIS?

Uma das perguntas mais comuns de todo trabalhador quando se fala em direitos trabalhistas é: “como saber meu NIS?”. Afinal, muitos nem sabem que esse número existe ou não prestam atenção nele.

No entanto, é muito importante ter esse número guardado para conseguir acesso aos benefícios sociais a que se tem direito. Por isso é fundamental ter a numeração do NIS.

É impossível, ainda, consultar calendários de pagamentos desses benefícios sem ter esse número. Dessa forma, não é possível saber quando cai o seguro desemprego para conseguir usá-lo nas despesas do dia ou investir em renda fixa, por exemplo.

Além disso, as instituições financeiras que mantêm os programas sociais do governo podem, através da análise desse número, evitar que ocorram fraudes e que recursos públicos sejam tomados de forma errada. 

Como cadastrar o NIS?

Antes de entender como cadastrar o NIS, é importante que o trabalhador saiba que ele não poderá fazer esse cadastramento sozinho, já que isso é um procedimento a ser feito pelo setor de Recursos Humanos (RH) de uma empresa, pelo empregador ou até mesmo por funcionários da prefeitura, ou outros agentes públicos.

Apesar disso, o trabalhador será o responsável por manter as informações do NIS atualizadas. Quando precisar realizar alterações ou atualizações no cadastro, é importante ir até uma agência da Caixa.

Seja pelo empregador, responsável pela empresa ou por um agente público, o cadastro do NIS será feito através do site da Caixa Econômico Federal, bastando acompanhar os seguintes passos:

  • Ter em mãos uma Certificação Digital com padrão ICP Brasil;
  • Ter um cadastro em uma agência da Caixa para acessar as informações pessoais;
  • Navegar no site da Caixa e clicar na aba “Empresas”;
  • Procurar pela opção “Cadastramento NIS”;
  • Colocar as informações solicitadas do Certificado Digital;
  • Inserir as informações do trabalhador.
  • Enviar os dados e ter acesso ao NIS cadastrado.

Quais serviços posso consultar com o NIS?

Entre os serviços que pode consultar com o NIS, estão os seguintes:

  • Saldo do FGTS;
  • Parcelas do Seguro-Desemprego;
  • Abono salarial;
  • Aposentadoria.
  • Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família).

Ou seja: é muito útil consultar o NIS para poder saber mais sobre essas informações e conseguir colher os seus benefícios da forma apropriada.

Além disso, o recebimento de algum desses valores pode até ser útil para começar a investir, pois é possível até mesmo investir com pouco dinheiro.

Como saber o número do NIS?

Talvez a pergunta “como saber o número do NIS?” seja a mais comum para todo aquele que busca mais informações sobre a numeração.

Por isso, separamos as principais formas de como consultar o NIS:

  • Carteira de Trabalho;
  • Carteira de Trabalho Digital;
  • Cartão do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família);
  • Meu INSS;
  • Extrato do FGTS;
  • Cartão cidadão.

Carteira de Trabalho

Muitos têm dúvidas sobre onde fica o NIS na carteira de trabalho. De fato, é possível achar o NIS na primeira página deste documento, juntamente com outros dados do trabalhador (foto, número do PIS/PASEP, data de nascimento e outros).

Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho Digital, acessada online através de aplicativos, também contém o número do NIS logo no início. Esse aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Cartão do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família)

O número do NIS também está identificado no cartão do Auxílio Brasil (anteriormente conhecido como Bolsa Família), logo abaixo do nome do trabalhador.

Meu INSS

Através do site Meu INSS, é possível consultar o NIS pelo CPF rapidamente. Para isso, basta cadastrar uma senha no site e seguir os passos necessários até poder fazer a consulta.

Extrato do FGTS

Há, ainda, a opção de olhar o extrato FGTS e consultar, além do saldo e das movimentações feitas na conta, os dados do NIS. Para isso, basta fazer um login com CPF e senha que o NIS e os dados referentes ao FGTS serão mostrados.

Cartão cidadão

Por fim, no Cartão Cidadão, emitido pela Caixa, consta também o número do NIS (e também o PIS!). No entanto, a sua sequência numérica não inclui os dígitos do cartão aqui.

Quem pode ter o NIS?

É muito importante saber quem pode ter o NIS, pois este número não existe para todo cidadão: ele é voltado apenas para alguns grupos de pessoas.

Assim, quem tem direito ao NIS são:

  • Trabalhadores de empresas, cooperativas ou empregador pessoa física;
  • Beneficiários de Políticas Públicas;
  • Diretores não-empregados;
  • Beneficiários de Programas Sociais.

Ou seja: a inscrição no NIS tem a função de constatar que o indivíduo recebe ou receberá algum benefício social em algum momento.

Com esse montante, é possível até mesmo saber como começar a investir, ainda que seja em pouca quantidade. Assim, é possível aumentar a educação financeira do brasileiro.

Como consultar o NIS pela internet? 

Como já destacado, o número do NIS poderá ser consultado na Carteira de Trabalho, cartão do cidadão ou Cartão de Identificação do Trabalhador (CIT). Mas para quem tem dúvidas de como consultar NIS pela internet, isso pode ser realizado por meio de aplicativos e sites do governo, ou pelo Portal do Trabalhador. 

Veja 3 opções abaixo de como consultar o NIS online:

  1. Aplicativo ou site do CadÚnico: fazer login e ir em “Consulta Cidadão”;
  2. Carteira de Trabalho Digital: Ir na parte de Abono Salarial e verificar o número do NIT (igual ao NIS nesse caso);
  3. Meu INSS: acessar o site, fazer o login com a conta Gov.br, ir em “Meu Cadastro”, depois em “Elos CNIS” e ver o número do NIT (igual ao NIS nesse caso).

Qual a diferença entre NIS, PIS e NIT? 

Tanto o NIS quanto o NIT visam a identificação para o pagamento de benefícios trabalhistas. No entanto, o primeiro é voltado a benefícios sociais do Governo Federal, enquanto o segundo se destina a trabalhadores informais e autônomos.

Sendo assim, o número do NIS será utilizado para ter acesso a benefícios do Bolsa Família, Pronatec e outros. O PIS, por sua vez, é um programa destinado aos que possuem um vínculo empregatício com carteira assinada em uma empresa privada.

Desse modo, a principal diferença entre NIS, PIS e NIT está nos diferentes usos de cada um conforme a categoria do trabalhador, embora quem tenha PIS ou NIT também vai ter um NIS, por exemplo.

Quais serviços podem ser consultados com o NIS?

Mas afinal, quais serviços podem ser consultados com o NIS? Aqueles que possuem um Número de Identificação Social podem usá-lo para consultar diferentes benefícios e até mesmo a aposentadoria.

Além da possibilidade de realizar consultas de abono salarial, saldo do FGTS e as parcelas do Seguro-Desemprego, o portador do NIS também poderá solicitar sua entrada em outros programas sociais, como é o caso do Bolsa Família, antigo Auxílio Brasil.

Você ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do NIS e a sua importância para os trabalhadores? Confira também outros conteúdos como esse no nosso Guia de Investimentos, como:

O que é taxa Selic?
O que é Ibovespa?
O que é a Bolsa de Valores? E o que é a B3?

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
CPA-20: o que é, como funciona, o que cai na prova e como tirar a certificação
seloGuia de Investimentos

CPA-20: o que é, como funciona, o que cai na prova e como tirar a certificação

Há um dia

O que é uma instituição financeira e quais tipos existem?
seloGuia de Investimentos

O que é uma instituição financeira e quais tipos existem?

Há 2 dias

18 livros sobre investimento que você precisa conhecer
seloGuia de Investimentos

18 livros sobre investimento que você precisa conhecer

Há 3 dias

O que é internet Internet Banking? Tudo que você precisa saber [Guia Completo]
seloGuia de Investimentos

O que é internet Internet Banking? Tudo que você precisa saber [Guia Completo]

Há 3 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais